Destaque

Violência doméstica: Espaço Júlia já apoiou 37 vítimas em 2019

Em três anos e meio, o Espaço Júlia registou mais de 2000 atendimentos de resposta à violência doméstica. Só este ano, já apoiou 37 vítimas.

O ESPAÇO JÚLIA – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) é o projecto que nasceu de um protocolo tripartido entre a Junta de Freguesia de Santo António, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e o Centro Hospitalar Lisboa Central, tendo como missão apoiar e acompanhar as vítimas de violência doméstica, 24 horas por dia, mas também outros casos de vulnerabilidade social.

Assumindo-se como um espaço único no país desde Julho de 2015, o Espaço Júlia dispõe de atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Junta de Freguesia de Santo António, com formação específica na área da violência doméstica, conjuntamente com agentes da PSP.

Numa nota emitida pela autarquia, é divulgado que só nos primeiros meses de funcionamento, atendeu mais de 200 pessoas, até atingir um total de 2000 vítimas apoiadas. Desde 1 de Janeiro deste ano já registou 37 ocorrências.

“As denúncias são maioritariamente efectuadas por vítimas do sexo feminino, entre os 30 e os 55 anos, mas, ao contrário do que se pensa, sem predominância de classe social ou nível escolaridade, já que são crimes transversais a essas realidades”, informa o comunicado.

No entanto, não são só as mulheres a procurar ajuda: o Espaço Júlia recebeu 75 denúncias de vítimas do sexo masculino em 2018.

O projecto funciona na Rua Luciano Cordeiro, em instalações junto à entrada do Hospital Santo António dos Capuchos, com uma entrada independente que assegura a privacidade, o conforto e a segurança devida às vítimas deste tipo de crime. Chama-se assim em homenagem a Júlia, uma idosa que vivia nesta mesma rua e que no dia 25 de Setembro de 2011, aos 77 anos, num acto de violência doméstica, foi assassinada pelo marido, com quem estava casada há mais de 30 anos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close