DossierEducaçãoSociedade

Dia do Diploma na Escola António Damásio

resized_Dia do Diploma Esc António Damásio (11)O ministro da Educação, Nuno Crato, visitou a Escola António Damásio, nos Olivais, para participar na cerimónia de entrega dos diplomas e prémios de mérito aos alunos do agrupamento.

Foi um dia de festa, nas palavras do director do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais. Ou melhor: da “festa da inteligência, do esforço e da Educação”, como precisou António Pinto da Cruz, que destacou a “felicidade enormíssima de termos nesta escola um conjunto de alunos de soberba qualidade”.

E no dia de recolher os frutos de um ano (ou mais) de intenso trabalho, esforço e dedicação, foram muitos os alunos premiados com um diploma de finalista e com prémios de mérito: a Escola Secundária António Damásio apresentou no final do ano lectivo transacto dois alunos com média de 20, seis com média de 19 e seis com média 18. Perante resultados como estes, quem não estaria orgulhoso? Somam-se outros dados igualmente relevantes: 20 alunos tiveram nota 20 a Matemática e 142 alunos conseguiram o acesso ao ensino superior. O trabalho desenvolvido pelas outras escolas do Agrupamento (do 1.º, 2.º e 3.º ciclos) foi apontado como fundamental para o desempenho dos alunos no ensino secundário.

O ministro da Educação deu os parabéns a toda a comunidade escolar e destacou a diversificação da oferta nos cursos e o facto de a escola fazer um excelente acompanhamento dos seus alunos, colocando a gestão do tempo ao seu serviço. Nuno Crato saudou ainda a presença do administrador da EDP Distribuição, Ângelo Sarmento, mencionando o “empenho da indústria portuguesa na formação e qualificação dos jovens” e referindo a marca das 10 mil empresas “comprometidas com o ensino profissional em Portugal”. No caso concreto, Nuno Crato classificou a parceria como “fundamental”: “A EDP assinou connosco um protocolo para a criação de um curso de técnico de redes eléctricas, que cobre o país todo. A estimativa é que sejam precisos 2000 técnicos nos próximos cinco anos só para a área das redes eléctricas, só na EDP”. E completou: “Vendo directores, professores, pais e alunos felizes, só posso ficar também eu feliz. Muitos parabéns a todos!”.

resized_Dia do Diploma Esc António Damásio (13)Reconhecimento do mérito escolar

Seguiu-se a entrega dos prémios de mérito aos melhores alunos, incluindo os mais pequenos, cujos resultados já prometem grandes conquistas… Os prémios foram entregues pelos membros da mesa e ainda pelo director do Jornal EXPRESSO do Oriente, a convite do director do Agrupamento. Os diplomas de finalista, razão máxima da comemoração, foram entregues pelos respectivos directores de turma.

Diana Raimundo, finalista do secundário (que terminou com média de 20), falou da escola como uma “fábrica dos sonhos”, em vez do cenário negativo que por vezes se pinta. E contou que encontrou na Secundária António Damásio “um ambiente de entre-ajuda e de compreensão: não tanto uma bolha para não cair mas uma mão estendida para ajudar a levantar de novo… e não tropeçar no mesmo sítio”.

Quanto a Maria Leonor da Costa, num tímido exclusivo para o nosso Jornal, confessa simplesmente: “sinto-me feliz!”. Convidada a dar um conselho aos seus colegas, afirma que “é preciso estudar e ter atenção nas aulas”. Esta finalista do 1.º ciclo conta que brinca, corre e pula como toda a gente, só que além disso é boa aluna. Apesar de a nossa visita ter lugar apenas no terceiro dia de aulas, adianta que está satisfeita porque pôde continuar com alguns dos melhores amigos. Não temos dúvidas: a amiga Susana, sempre ao seu lado, não a deixa sozinha nem para esta curta entrevista!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close