DossierEducaçãoLocal

Escola dos Lóios requalificada

resized_Escola Lóios 3Na semana em que abre o novo ano lectivo em quatro escolas requalificadas, Fernando Medina re-inaugurou ontem a Escola Básica dos Lóios.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa dirigiu-se a Marvila esta quarta-feira ao Bairro dos Lóios, para assinalar a conclusão das obras de requalificação da escola com o mesmo nome. Acompanhado pelo director do Agrupamento de Escolas D. Dinis, pelo presidente da Junta de Freguesia e pela vereadora da Educação, descerrou a placa comemorativa, sendo brindado com uma salva de palmas da comunidade escolar.

Seguiu-se uma visita pelas instalações remodeladas da escola, que incluem uma nova cozinha adaptada para confecção local de refeições, um pavilhão gimnodesportivo, salas novas, zonas de recreio cobertas, pavimentação nova e equipamentos tecnológicos e interactivos. A visita procurou não perturbar os exercícios de ginástica que decorriam em simultâneo no pavilhão, mas não conseguiu evitar uma risada geral na biblioteca, ao ouvir contar a história do “Fantasma das cuecas rotas” aos meninos marvilenses.

No momento solene, e depois de José António Sousa, director do agrupamento, ter dado as boas vindas aos presentes, o presidente Belarmino Silva aproveitou a presença de Fernando Medina para chamar a atenção para as restantes escolas a precisar de obras em Marvila. O autarca fez questão de agradecer o esforço do Município na requalificação da Escola dos Lóios, comparando-a a um autêntico palácio.

resized_Escola Lóios 2Graça Fonseca, vereadora da Educação da CML, recordou que o Programa Escola Nova representa um investimento que supera os 100 milhões de euros na “requalificação daquele que era um dos piores parques escolares do país: o de Lisboa”.

Fernando Medina colocou a tónica no projecto de uma “escola pública de excelência” e, mais do que nas obras do edificado, na “solidificação de uma comunidade educativa forte que permita vencer o desafio que hoje se nos coloca: uma educação para todos, onde cada um possa levar o seu potencial mais longe, e que não deixe ninguém ficar para trás”. No que toca às restantes escolas de Marvila, Medina referiu ser seu “profundo compromisso” prosseguir com “o essencial do Programa Escola Nova até ao final do mandato”.

Segue-se hoje a última inauguração da semana: o Jardim-de-Infância de Belém, uma antiga escola básica que viu a sua tipologia alterada para pré-escolar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close