Desporto

Mundial de Snipes em Cascais com recorde de velejadores em competição

Entre dias 20 e 25 de Agosto, o Clube Naval de Cascais recebe mais uma grande competição internacional: o Campeonato Mundial de Snipes. A prova vai marcar a história da classe Snipe, não só por ser a 50.ª edição do Campeonato, e a primeira pós-covid, mas também por contar com um número recorde de inscritos: 87 duplas, provenientes de 19 nações.

Entre os cerca de 180 velejadores presentes, contam-se cinco atletas olímpicos, uma medalhada de ouro, e nove campeões mundiais de vela, pelo que não faltam candidatos ao título.

De Espanha, chegam três tripulações que navegam nos lugares cimeiros da classe: Martim Bermudez que faz dupla com Angela Pumariega, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012; Jordi Triay / Cristian Carbonell e Gustavo Del Castillo / Rafael Del Castillo que somam títulos europeus.

Na comitiva brasileira encontram-se outras três tripulações favoritas à luta pelo título: entre Bruno Bethlem / Dante Bianchi, Alexandre Paradeda / Gabriel Kieling e Henrique Haddad / Gustavo Nascimento, contam-se quatro títulos mundiais, sendo que esta última dupla é campeã em título.

Há ainda que destacar na luta pelos lugares da frente os atuais Campeões Nacionais, Henrique Brites e Francisco Maia, do Clube Naval de Cascais, que para além do excelente andamento, contam com o conhecimento das condições do campo de regatas de Cascais.

Aliada à grande qualidade da frota, os Snipes têm uma particularidade interessante, a sua heterogeneidade que junta velejadores profissionais, semi-profissionais e amadores, todos na mesma competição, com idades que vão dos 15 aos 70 anos, o que faz desta classe uma das mais populares do mundo.

Os “dados” estão lançados para Portugal, a partir deste Sábado, 20 de Agosto, voltar a destacar-se na organização dos grandes eventos internacionais de vela.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close