Local

Chuva de estrelas esta noite

resized_chuva de estrelasA noite de quarta para quinta-feira será de chuva de estrelas, devido à passagem do planeta Terra pela órbita de um cometa.

Este é um fenómeno que ocorre todos os anos em Agosto, em virtude de o nosso planeta cruzar a órbita do cometa Swift-Tuttle, onde permanecem detritos deixados por este corpo celeste, como explica o site do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL):

“A fonte da chuva de meteoros das Perseidas é o cometa Swift-Tuttle. Este cometa percorre uma órbita elíptica com um período de 133 anos, deixando detritos ao longo da sua órbita. Todos os anos por esta altura, a Terra cruza a órbita do cometa, atravessando zonas onde permanecem esses detritos. A última passagem do cometa junto à órbita da Terra ocorreu em 1992, encontrando-se hoje já bastante longe, para além da órbita de Neptuno”.

A chuva de estrelas cadentes é conhecida como Perseidas e este ano terá o seu pico já de manhã na quinta-feira, entre as 7h e as 10h, pelo que o ponto mais alto não será observável em Portugal. No entanto, ao longo de toda a noite poderão ser observadas estrelas cadentes, devendo os curiosos escolher locais com pouca luz e afastados dos centros urbanos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê algumas nuvens na região de Lisboa, o que dificultará a tarefa de quem quiser descortinar o céu à procura de movimento… Uma boa notícia é a lua nova, que não roubará brilho às estrelas. O OAL aponta para uma chuva de 100 meteoros por hora.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close