CulturaDestaque

Museu do Oriente ensina a tocar flauta japonesa

Para quem quer aprender a tocar um novo instrumento, ou aprofundar os seus conhecimentos, o Museu do Oriente organiza, de 10 a 14 de Setembro, um curso intensivo de iniciação ao Shakuhachi, a flauta tocada pelos monges-samurais do Japão feudal.

Também utilizado para a prática de uma forma particular de meditação, o Suizen, o shakuhachi é uma flauta de bambu cujo repertório original, designado Honkyoku, foi recolhido no século XVIII por Kinko Kurosawa I, que percorreu todo o Japão para o efeito e sistematizou a sua notação. É hoje uma componente fundamental da música clássica japonesa e desperta um crescente interesse junto de músicos e públicos de todo o mundo.

Este curso aborda os princípios básicos de produção sonora, as dedilhações básicas e os fundamentos do complexo sistema de notação do shakuhachi, através de canções tradicionais japonesas e uma peça do repertório Honkyoku de menor complexidade.

O curso é orientado por César Viana, que estuda shakuhachi desde 2002 e é discípulo de Keisuke Zenyoji, uma das maiores autoridades deste instrumento, herdeiro de linhagens que vão até ao próprio Kinko Kurosawa I.

Mais informações em www.museudooriente.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close