Reportagem

Junta de Freguesia dos Olivais assume gestão directa das refeições escolares

resized_olivais refeições escolaresQuatro das sete escolas básicas da Freguesia dos Olivais já comem diariamente refeições made in Junta de Freguesia.

As novidades foram postas em prática logo no primeiro dia do 3.º período: novos cozinheiros, novo pessoal, novas ementas e novos pratos, copos e talheres. Enfim, tudo novo. Até a decoração!

A Junta de Freguesia dos Olivais empenhou-se a fundo para assumir a gestão das refeições escolares, recebendo da Câmara Municipal as respectivas competências. A presidente Rute Lima explica ao EXPRESSO do Oriente que este era um desejo já antigo: “É um serviço demasiado importante para poder ser gerido e fiscalizado à distância. É natural que as empresas do sector incorram em distracções quando não têm a tutela sempre em cima do acontecimento. Como tal, foi com muita alegria que vimos tornar-se realidade este desejo que já vem de há muito tempo”.

Das sete escolas básicas da Freguesia, quatro refeitórios já são geridos pela autarquia e outros três sê-lo-ão em breve: a Escola Paulino Montez entra neste esquema a partir de Maio; a Escola n.º 36 e a Adriano Correia de Oliveira conhecerão desenvolvimentos mais tarde.

Rute Lima relata os pormenores: “Desenhámos um projecto de fornecimento de refeições em que asseguramos tudo, desde a compra dos alimentos, à elaboração das ementas, ao pessoal da cozinha e restantes auxiliares, incluindo o pessoal que dá apoio ao refeitório”. A autarca salienta as respostas positivas que tem recebido: “Já conseguimos perceber uma diferença astronómica. Temos pais a dizer-nos que os filhos já estão a comer em condições na escola… os avós que iam buscar as crianças à escola à hora de almoço já deixam os miúdos comer no refeitório, portanto estamos muito felizes. Os professores, que são pessoas privilegiadas para avaliar a qualidade das refeições, também nos têm feito muitos elogios”.

resized_olivais refeições escolares2Paralelamente, a autarquia realizou um investimento na ordem dos 20 mil euros em pratos, copos e talheres coloridos, com o objectivo de tornar ainda mais atractiva a hora de almoço na escola. “Acreditamos que se justifica plenamente porque estamos a falar da qualidade da alimentação e portanto da vida das nossas crianças”, finaliza Rute Lima.

Por seu turno, a vogal da Educação, Anabela Silva, destaca a aposta “numa coisa que tinha sido deixada para trás pelas empresas contratadas, que eram as verduras e legumes” e lembra que se trata de um serviço que funcionará 12 meses por ano, já que o “Olivais em Férias” também vai recorrer aos refeitórios. “É muito bom ver que há crianças que antes faziam birra porque não queriam comer na escola e agora já comem e gostam muito!”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close