Reportagem

Exposição “Filhos de 74” na Casa do Artista

A Casa do Artista inaugurou, no dia 12 de Abril, a exposição colectiva “Filhos de 74”, com curadoria de Frederico Corado.

A exposição reúne escolhas de 25 (+1) artistas nascidos em 1974 e que este ano completam 50 anos de vida, tal como a Revolução dos Cravos. 25 Porque é também esse o número de anos de existência da Casa do Artista.

Os artistas foram convidados a escolher uma peça que considerassem como marcante nos seus percursos profissionais e o resultado ficou exposto na Galeria Raul Solnado, espaço de exposições da Casa do Artista. As lembranças vão desde um “simples” saco de plástico a um gravador, sem faltar as imagens de discos, cartazes de cinema ou quadros, entre obras próprias, obras de outros, fotografias, adereços, figurinos, música, imagens ou até pequenos objectos do quotidiano sem os quais, em determinada época, consideravam não ser possível viver. Todas as peças estão acompanhadas de um pequeno texto que nos envolve no sentimento que cada artista partilha com o público, fazendo-nos sentir parte da história de cada testemunho.

Estes “Filhos de 74” são Ana Galvão, Bruno Ferreira, Carla Maciel, Carlos Canhoto, Carmen Zita Ferreira, Cristina Troufa, Dalila Carmo, D. H. Machado, Isabel Minhós Martins, Joana Craveiro, Jorge Mourato, Jorge Vicente, José Luís Peixoto, José Mateus, Lia Ferreira, Madalena Matoso, Magda Casqueiro, Marco Horácio, Marta Pessoa, Ménito Ramos, Nuno Costa Santos, Pedro César Teles, Rita Magalhães, Rui Melo, Rui Unas e Sandro William Junqueira.

Durante a cerimónia de inauguração, o encenador e realizador Frederico Corado, curador da exposição, enalteceu “a importância de juntar no mesmo espaço uma geração nascida num ano tão marcante e com percursos tão distintos”.

Estiveram presentes muitos convidados neste encontro de artistas nos 50 anos de Abril, celebrando a revolução dos cravos e os 25 anos da Casa do Artista.

A exposição ficará patente até ao dia 30 de Abril e pode ser visitada de Segunda a Sexta das 10h00 às 18h00, na Galeria Raul Solnado, Casa do Artista, Estrada da Pontinha n.º 7.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close