Reportagem

Há um novo Guia de Direitos e Apoios Sociais na Deficiência em Portugal na área do Autismo

O Guia Passo a Passo para garantir os Direitos do meu filho com PEA é uma ferramenta que ajuda as famílias a navegar pela burocracia portuguesa e alcançar todos os seus direitos.

No final do Congresso Europeu do Autismo 2024, realizado no dia 17 de Março, em Lisboa, foi lançado com grande entusiasmo o Ebook “Guia Passo a Passo Para Garantir os Direitos do Meu Filho com Perturbação do Espectro do Autismo”.

Este Guia, da autoria das mães atípicas e activistas da causa do autismo Andreia Santos, Sara Gouveia, Paula Frazão, Vanda Silva e Ana Carolina, representa um marco significativo na disponibilização de informações actualizadas e relevantes para famílias portuguesas que lidam com o autismo.

Com 75 páginas de conteúdo cuidadosamente elaborado, o Guia oferece uma fonte abrangente de capacitação e orientação para aqueles que enfrentam os desafios associados ao autismo em Portugal. O lançamento ocorreu no final do CEA2024 e foi calorosamente recebido pela comunidade presente, mais 400 participantes de Portugal, de norte a sul do país, Brasil, Angola, Espanha, Alemanha e Itália, especialmente pelas mães que têm procurado recursos e apoio.

O Guia aborda uma ampla gama de questões, desde os direitos legais das pessoas com deficiência até aos diferentes tipos de apoios sociais disponíveis. É especialmente relevante para mães que residem em áreas mais remotas do país, como o interior, o sul e localidades de menor dimensão, que frequentemente enfrentam dificuldades adicionais para aceder a redes de suporte, conhecimento e informações adequadas.

“Como mãe de um menino autista de 10 anos, conheço a complexidade do início da jornada no autismo, a adaptação a uma nova realidade com a procura das terapias adequadas, o impacto financeiro das novas despesas no orçamento familiar e como é difícil encontrar a informação certa sobre os apoios que existem para dar suporte à família. Juntamo-nos enquanto mães, unindo as nossas experiências, e procuramos reunir toda a informação num guia passo a passo, fundamentada em legislação, para munir as famílias de uma ferramenta que as ajuda a navegar pela burocracia portuguesa e alcançar todos os seus direitos. É nosso desejo que este guia conduza os pais e que alivie a sua carga. O “Guia Passo a passo para garantir os direitos do meu filho com PEA” foi lançado no Congresso Europeu de Autismo, e é disponibilizado gratuitamente a todos.”, refere Paula Frazão.

Entre os tópicos abordados no Guia, destacam-se os procedimentos para obtenção do atestado multiusos, que é essencial para acesso aos diversos benefícios sociais e fiscais disponíveis para famílias com membros autistas. Adicionalmente, o Guia oferece insights valiosos sobre como navegar pelo sistema de saúde, desde a interação com o médico de família até ao encaminhamento para serviços especializados.

“A minha jornada como activista desta causa começou há sete anos, quando o meu filho Pedro foi diagnosticado com PEA. Após receber este diagnóstico e sentir-me isolada, decidi tomar medidas para criar uma comunidade de apoio e informação. Acredito firmemente no poder da união e da troca de experiências entre pais que enfrentam desafios semelhantes. O objectivo deste Ebook é simples: garantir que ninguém se sinta sozinho nesta jornada e que todos tenham acesso às informações e ao apoio de que necessitam. Juntos, estamos a construir uma rede de solidariedade e empatia, onde cada criança com autismo é celebrada pela sua singularidade.”, afirma Sara Gouveia, co-autora do Guia.

Andreia Santos conta-nos que “A ideia da criação do Guia surge da necessidade de criar um documento único que contenha a informação mais relevante a ter em conta para as famílias após receberem o diagnóstico de Autismo – nesse momento e da minha experiência pessoal – ficamos de tal forma absorvidos que é extremamente difícil saber por onde começar; que passos devem ser tomados de forma mais célere possível para ter algum apoio financeiro para terapias, acompanhamento urgente na escola e ainda proteção laboral. Ao partilhar diariamente nas redes sociais a minha jornada como mãe de uma criança com PEA – além procurar consciencializar outros sobre Autismo – entendi que a maioria das famílias está ainda muito desinformada da maioria dos seus direitos. Espero que este Guia seja uma mais-valia para todas essas famílias.”

O lançamento do Guia representa um passo importante na promoção da consciencialização e na capacitação das famílias que enfrentam o autismo em Portugal. O trabalho das autoras é um testemunho inspirador do poder da colaboração e do activismo na defesa dos direitos das pessoas com autismo e suas famílias.

O Guia pode ser acedido gratuitamente através do link https://qrcodeveloper.com/code/CZZGy2bFOpsUW54V

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close