Reportagem

Homenagem à memória das vítimas da PIDE/DGS

Cravos, uma placa evocativa e a criação de um QR Code recordam-nos as vidas perdidas às mãos da polícia do Estado Novo

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal de Lisboa prestou homenagem às quatro pessoas assassinadas às mãos da PIDE/DGS que naquela tarde se manifestavam nas ruas. A cerimónia decorreu no dia 3 de Abril na antiga sede da polícia política do Estado Novo, na Rua António Maria Cardoso.

Fernando Giesteira, Fernando dos Reis, José Barneto e José Arruda foram simbolicamente homenageados pela cidade com a colocação de uma placa identificativa com um QR Code que nos remete para o sítio do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, onde podemos aceder à biografia de cada um deles.

Esta iniciativa resulta de um apelo de um grupo de cidadãos que gostariam de ver contada a participação histórica de alguns lisboetas na revolução dos cravos e, por isso, na cerimónia estiveram presentes, para além de diversos representantes do executivo camarário e da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, os representantes da petição “Homenagem em Lisboa – 25 de Abril” e do movimento cívico “Não Apaguem a Memória”.

 

fotos CML

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close