Nacional

Alterações ao sistema de transferências bancárias já em Maio

A partir do próximo dia 20 de Maio, as transferências bancárias nacionais terão novas regras, entre as quais a confirmação prévia do beneficiário. O Banco de Portugal acredita que as novas medidas vão ajudar a reduzir a fraude.

Quando o utilizador bancário procede a uma transferência através da rede de caixas multibanco já é comum aparecer o beneficiário da mesma, para que quem transfere tenha a possibilidade de assegurar que aquela é a pessoa a quem se destina o dinheiro. Agora, com as novidades introduzidas no sistema, vai acontecer o mesmo em transferência processadas por outros canais, como por exemplo as aplicações bancárias (“app”) utilizadas nos telemóveis.

A mesma regra será aplicada no caso de débitos directos, onde será confirmado que a conta pertence ao titular a quem se pretende aplicar o débito.

O Banco de Portugal considera que esta medida permitirá reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados.

Mas há mais. A partir de 24 de Junho do presente ano e até ao final de Setembro de 2024, todos os bancos vão disponibilizar a possibilidade de transferir dinheiro através do número de telefone do destinatário, tal como se faz com a aplicação de MBway, mas apenas para transferências entre contas nacionais. No caso das empresas, as transferências podem ser feitas indicando apenas o número de identificação fiscal da beneficiária.


 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close