DestaqueReportagem

O Domingo é na Quinta

Domingos inteiros de programação na Quinta Alegre – Um Teatro em Cada Bairro

O programa “O domingo é na Quinta” acontece uma vez por mês, com propostas de actividades e espectáculos de manhã até ao fim da tarde. Começa em Maio e dura até Dezembro, com excepção do mês de Agosto.

A primeira edição de “O domingo é na Quinta” é já no dia 19 de Maio, o dia começa sempre com propostas de exploração do espaço: um passeio no exterior ou uma visita ao edifício, orientadas pela equipa do Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural (SPDC) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Ao início da tarde a visita é livre com a instalação sonora “Quando as paredes falam – Memórias da Quinta Alegre”, criada por Marta Pedroso, que recolheu testemunhos da vida no palácio e zona envolvente.

Seguem-se Histórias que as árvores contam trazidas por Ana Sofia Paiva (atriz e contadora de histórias) à sombra do jardim ou resguardadas no interior. Noutros Domingos, em alternativa, há uma oficina para famílias, de escuta e escrita de poemas feitos com as palavras do dia-a-dia.

Humberto Mouco

A tarde termina com um concerto de jazz, com curadoria de Bruno Santos – músico, professor e coordenador da escola de Jazz Luiz Villas Boas | Hot Clube Portugal. Todos os meses duplas de diferentes instrumentos dialogam em encontros intimistas criados especialmente para as pequenas e belas salas do Palácio dos Marquês de Alegrete.

A Quinta Alegre, antigo Palácio Marquês do Alegrete, edifício da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na freguesia de Santa Clara, integra a rede Um Teatro em Cada Bairro, com uma programação cultural de proximidade gerida pela Direcção Municipal de Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa.

Este projecto tem como missão promover uma cidadania activa, participativa, agregando, valorizando e integrando pessoas e comunidades. Com esse horizonte, promovem-se oficinas nas diferentes áreas performativas, espectáculos e recitais em salas de média dimensão, e organizam-se projectos de continuidade com diferentes grupos comunitários do território.

PROGRAMA

19 MAI | DOM

10h Visita guiada | Ricardo Máximo, SPDC/SCML

O interior do palácio, os azulejos, os frescos surpreendentes, as vistas e os jardins, tudo isto e mais ainda para conhecer num percurso orientado.

11h Passeio sensorial | Luís Nobre, SPDC/SCML

Descoberta do exterior através do tacto, do olfacto, dos ouvidos e do olhar. As experiências são registadas num diário, a memória física desta vivência sensorial única.

14h Visita livre

Quando as Paredes Falam – memórias sonoras da Quinta Alegre, uma instalação sonora de Marta Pedroso, para ouvir enquanto se circula livremente nas salas do palácio.

15h Coleção de Palavras | oficina

Com as palavras encontradas na escuta e observação criam-se novos versos, outros poemas, poetas futuros. Orientação: Margarida Ferra.

17h Jazz em duo | música

Com Clara Lacerda (piano) e Romeu Tristão (contrabaixo)

Um duo com raízes no jazz e ramificações em universos vários, actua num concerto criado para os recantos e encantos do palácio.

Inscrições para visitas e passeios sensoriais: culturasantacasa@scml.pt | 213 240 869/887/889

Restantes reservas e inscrições: umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt | 218 174 040

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close