Reportagem

IPO comemora 100 anos

O IPO – Instituto Português de Oncologia comemorou 100 anos de existência no dia 29 de Dezembro. A festa foi feita pelos que trabalham diariamente naquele instituto de referência mas também por muitos convidados e amigos.

Para assinalar o centenário, foi inaugurado um mural com 6400 fotografias com rostos dos trabalhadores do IPO. Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, esteve presente e realçou que são os “profissionais que mantêm bem viva a qualidade e diferenciação técnica e científica e o humanismo desta casa. Este painel mostra bem quem conta no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil.”

“São 100 anos de história. Um século de progresso”. Em 1923 foi criado o Instituto Português para o Estudo do Cancro, por iniciativa e trabalho desenvolvido por Francisco Gentil, médico cirurgião muito à frente do seu tempo. O instituto, vocacionado para a assistência a doentes oncológicos, investigação, estudo e tratamento da doença, é o principal hospital oncológico português, faz parte do Serviço Nacional de Saúde e presta cuidados de saúde altamente especializados e diferenciados, revelando indicadores de qualidade idênticos aos dos melhores centros de referência internacionais. Certificado como Centro de Referência Nacional no tratamento de vários tipos de cancro pelo Ministério da Saúde, o Instituto é ainda acreditado pela Organization of European Cancer Institutes.

Com mais de 2.000 trabalhadores – dos quais cerca de 360 são médicos, 620 enfermeiros e 260 técnicos de saúde –, tem 270 camas e recebe doentes das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores, Madeira e ainda dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Na cerimónia do centenário, para além de ex-dirigentes, ex-trabalhadores e profissionais actuais, esteve presente o neto do fundador, e também médico, Gentil Martins, o grande impulsionador da criação da Pediatria, em 1960.

Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa , garante que “É também por causa daqueles que aqui trabalharam e trabalham que o IPO Lisboa não oferece “só” cuidados de qualidade. Impulsiona a inovação, promove a confiança e a coesão e contribui ativamente para a construção de um futuro onde o cancro é, cada vez mais, tratado com sucesso.”

No final, cantou-se os parabéns e fizeram-se votos para os próximos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil.

Ainda no âmbito das comemorações do centenário do IPO, o Cinema São Jorge recebe, de 5 a 7 de Janeiro, a Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos.

 

 

FOTOS IPO

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close