LocalOutras

Extensão da Linha Vermelha do Metro faz 8 anos

Fez esta terça-feira, dia 29 de Agosto, oito anos que foi inaugurado o troço Alameda – São Sebastião da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa.

A entrada em exploração do troço da Linha Vermelha que liga Alameda a S. Sebastião permitiu a remodelação das estações Saldanha (Linha Amarela) e S. Sebastião (Linha Azul) e a inauguração das novas estações, Saldanha II e S. Sebastião II, o que ocorreu no dia 29 de Agosto de 2009.

A Linha Vermelha foi inaugurada em maio de 1998 para passar a ligar a Alameda à estação Oriente. Conforme salienta o Metro em nota de imprensa, “representou um marco particularmente importante na história do Metropolitano de Lisboa, dado que se tratou da primeira linha completamente independente, inaugurada desde a entrada em exploração da sua rede, em 1959, passando a unir as três antigas linhas da rede do Metro”.

Foi em 2012 que a Linha Vermelha passou a servir o Aeroporto, numa extensão de 2,2 km, dando origem às novas estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto. Os números do movimento médio mensal nesta linha cifram-se em cerca de 1,5 milhões de passageiros.

A estação de S. Sebastião constitui a primeira transversal às linhas Amarela e Azul, tendo encurtado o tempo de percurso, dos cerca de 21 minutos para, apenas, 5 minutos, na ligação Alameda/Saldanha ou Alameda/S. Sebastião.

A nota termina afirmando que “O Metropolitano de Lisboa encontra-se a desenvolver estudos preliminares para prolongamento da Linha Vermelha, garantindo o reforço da mobilidade da cidade e melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa aos seus clientes”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close