Reportagem

“Super Quarteirão” em Campo de Ourique

De 9 a 17 de Setembro Lisboa vai testar um “super quarteirão” em Campo de Ourique.

A ideia foi apresentada em 2022 no primeiro Conselho de Cidadãos da cidade e foi já testada nas freguesias de Alvalade e Santo António.

Chegou agora a vez do quarteirão em volta do Jardim da Parada, no bairro de Campo de Ourique, crescer para os lados e retirar o trânsito à volta do principal ponto de encontro da freguesia. O objectivo é o de devolver o espaço aos cidadãos, promovendo o convívio entre a população e dando mais liberdade às famílias mas também trazer mais segurança e silêncio à zona.

Por baixo daquele quarteirão que agora alberga o Jardim Teófilo Braga, mais conhecido por Jardim da Parada, está prevista a construção da estação de Metro de Campo de Ourique, na sequência do alargamento da Linha Vermelha.

Há precisamente um ano, em Setembro de 2022, muitos foram os moradores que se manifestaram contra o local escolhido para a estação por medo de ter de se sacrificar algumas árvores do jardim, no entanto, logo surgiu uma proposta para que a estação de Metro se mantivesse no coração do bairro e que, como contrapartida, se alargasse o perímetro do jardim e se melhorasse o espaço público circundante, criando a tal “super ilha urbana”, fazendo assim crescer o espaço verde. Entre as diversas medidas apresentadas está prevista a construção de dois parques de estacionamento com cerca de 680 lugares por forma a substituir os que vão ser eliminados.

Para já é apenas uma experiência mas, se tudo correr bem e se verificar uma boa aceitação por parte dos moradores, o projecto tende a tornar-se definitivo. Aliás, o conceito de super quarteirão é aplicado quando o modelo é mesmo definitivo.

As obras do metro deverão estar concluídas até 2026 e o alargamento da Linha Vermelha inclui a criação de quatro novas estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

 

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. Esta noticia lida assim, parece excelente. Retiram-se os carros, mais espaço para as pessoas!
    Mas por detrás existe outra realidade bastante negativa para o bairro de Campo de Ourique, para a cidade e para o ambiente.
    No local do superquarteirão existe o Jardim da Parada (Jardim Teófilo Braga), para quem não conhece, um jardim centenário, com belissimas e frondosas árvores, muitas delas classificadas, que capturam muito do CO2, emitido quer por carros, quer pelos aviões que a cada 2 minutos sobrevoam a baixa altitude este bairro. Um pequeno oásis de frescura nos dias quentes de Verão, um parque para as crianças brincarem, um lago onde existe vida, espaço de lazer para residentes e não residentes.
    Pois este jardim, tal como é hoje, e para mal de todos nós, tem os dias contados, com a construção da estação do METRO de Campo de Ourique no seu subsolo. Apesar de existir uma petição com 8.376 assinaturas contra a estação no jardim com a sua consequente destruíção, a empresa METRO e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique consideram este o melhor local para a estação! Pasme-se, sobretudo porque existem outras opções dentro deste bairro, não sendo assim necessário sacrificar este maravilhoso jardim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close