Reportagem

Matrafonas invadem Lisboa

A realeza do Carnaval desceu à capital para cumprir a tradição que por força da pandemia foi interrompida nos últimos dois anos. Foi no dia 11 de Fevereiro que a Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras chegou a Lisboa para ser recebida por representantes do Governo e da autarquia de Lisboa e iniciar assim os festejos do seu centenário, que se cumpre este ano.

Matrafonas, cabeçudos, associações carnavalescas e mascarados alusivos ao mais diversos temas… foram cerca de 750 os foliões que desfilaram nas ruas da Baixa de Lisboa com uma primeira paragem na Praça do Rossio onde foram recebidos pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, para o condecorarem com o título de “Duque do Património Cultural do Carnaval de Torres Vedras”. O ministro, visivelmente satisfeito com a distinção, afirmou sentir grande alegria por se associar ao início dos festejos dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras e acrescentou que a função da cultura é a de aproximar as pessoas “ seja no Teatro Nacional, seja no cortejo do Carnaval”.

Entre as diversas personalidades presentes estava também a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que lembrou ao povo que este Carnaval está inscrito como Património Cultural Imaterial Nacional desde Março de 2022, menção que considera honrar muito o concelho por diferenciar este carnaval dos demais que existem pelo país.

A comitiva seguiu para os Paços do Concelho de Lisboa onde foi recebida pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas, que foi distinguido pelos Reis do Carnaval com o título de “Marquês dos Eventos do Carnaval de Torres Vedras”. Carlos Moedas recebeu também a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras que, da varanda do edifício, agradeceu à cidade a disponibilidade de receber esta “manifestação de alegria e boa disposição”.

A festa não terminou sem que se ouvisse o hino do centenário do Carnaval de Torres Vedras, uma música feita especialmente para a comemoração da data, com letra de Sérgio Lopes, música de Nélson Canoa e interpretação de NBC e Susana Félix.

Depois desta tradicional visita às “cortes de Lisboa” as altezas reais regressaram a Torres Vedras para se prepararem para mais uma edição daquele que é o principal evento anual da região.

Fotos CML e CTV

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close