Reportagem

Lisboa testou sistema de aviso de tsunami

A frente ribeirinha da cidade de Lisboa encontra-se exposta ao risco de Tsunami, o que motivou, por parte da autarquia, a instalação de um sistema de aviso à população, com sirenes e definição de percursos de evacuação.

Depois de implementado e testado este sistema na Freguesia de Belém, dando continuidade a um projecto que prevê a cobertura de toda a frente ribeirinha da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa concluiu agora a sua implementação nas Freguesias de Santa Maria Maior e Misericórdia. O sistema foi testado no dia 1 de Março, assinalando desta forma o Dia Internacional da Protecção Civil.

Neste dia realizou-se uma acção de sensibilização à população sobre o risco de tsunami, direccionada às Freguesias de Santa Maria Maior e da Misericórdia, que incluiu uma sessão pública de apresentação do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami no Estuário do Tejo, decorrida nos Paços do Concelho, com a presença do vereador da Proteção Civil, Ângelo Pereira.

Seguiu-se um exercício de evacuação, com o accionamento de sinal sonoro (sirene) e emissão de sinais sonoros do sistema de aviso e alerta de tsunami durante cerca de 10 minutos. A população participante partiu do Cais das Colunas para o ponto de encontro situado no Rossio.

O exercício teve como objectivo testar a eficácia e rapidez de reacção numa eventual situação de tsunami.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close