DestaqueDossierLocalOutras

Eléctrico 24 está de volta

O eléctrico 24 está de regresso às ruas de Lisboa, ligando a partir desta terça-feira, 24 de Abril, Campolide e a Praça Luís de Camões.

O percurso entre estes dois pontos é temporário, porque com a instalação de material no Cais do Sodré, o objectivo é prolongar a sua extensão até àquele importante interface de transportes.

De acordo com a Câmara de Lisboa, “O 24E vai partir da Praça Luís de Camões e seguir pela Rua da Misericórdia, Largo Trindade Coelho, Rua São Pedro de Alcântara, Praça do Príncipe Real, Rua da Escola Politécnica, Largo do Rato, Rua das Amoreiras, Avenida Conselheiro Fernando Sousa e Praça de Campolide”.

“No sentido inverso, sai da Praça de Campolide e circula pela Rua das Amoreiras, Rua da Escola Politécnica, Praça do Príncipe Real, Rua D. Pedro V, Rua São Pedro Alcântara, Rua da Misericórdia e Praça Luís de Camões. Depois de efectuadas  as obras necessárias na Rua do Alecrim para receber o E24, está previsto que o seu percurso acabe no Cais do Sodré”.

A Câmara explica ainda que carreira vai funcionar entre as 7h e as 20h30 nos dias úteis, das 7h30 às 19h40 aos sábados e entre as 10h30 e as 18h30 aos domingos.

Para comemorar o regresso do 24 aos carris, nos dias 24 e 25 de Abril, a viagem é gratuita para todos.

Recorde-se que a circulação do eléctrico 24 foi suspensa em 1995, depois da construção de um parque de estacionamento em Campolide que impedia a passagem de eléctricos. Com o Plano de Actividades e Orçamento da Carris, resultante da transferência da gestão para a alçada da Câmara Municipal de Lisboa, veio a notícia de que a linha 24 seria retomada ainda em 2018.

Além do valor histórico e tradicional, prevê-se que o eléctrico 24 traga benefícios à população que pretende chegar da zona ribeirinha à zona do Rato, Amoreiras e Campolide, subindo pelo eixo Rua do Alecrim, Misericórdia, Escola Politécnica, apenas servido por uma carreira da Carris, a 758.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. Já não era sem tempo! Seria bom que os velhos e os que vão a caminho de velhos ainda pudessem ver todas essas novidades que sobre os eléctricos se vão agitando. É o 24 até ao Cais do Sodré, mais o 15 a ir a Santa Apolónia e à Cruz Quebrada; e o 25 a voltar a ir ao Carmo. E já agora a reposição das circulações 10-11; e a criação de uma circulação regular, ainda que com interesse -também- turístico, a fazer aquele percurso actual do circuito das Colinas, assim um 26E, Martim Moniz-Estrela-Martim Moniz, via S. Tomé e Lapa-Santos-Conde Barão… Com a circulação inversa tipo 23-E, via Graça, em vez de S.Tomé… Mais um 17E Belém-Praça do Chile! Sonhos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close