Reportagem

Banda da SFUCO encanta ilustres convidados

resized_Concerto de Ano Novo SFUCO (9) O Concerto de Ano Novo da banda da SFUCO teve como convidadas especiais a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa e a presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima.

O final de tarde do dia 31 de Janeiro levou mais de uma centena de pessoas ao auditório da SFUCO, que ficou quase cheio para o habitual Concerto de Ano Novo.

Na primeira fila, o presidente da Sociedade Filarmónica, Joaquim Silva, estava ladeado pela presidente da autarquia local, Rute Lima, e pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, além de vários representantes de colectividades amigas da SFUCO, do representante da Confederação das Colectividades de Cultura e Recreio, do Padre Bruno Machado (pároco de Olivais Sul) e do ex-vereador Manuel Brito.

O concerto dirigido pelo maestro Luís Filipe Ferreira fez-se de um repertório que agradou a todos os gostos, desde a música popular à erudita: “The Washington Post March” de John Philip Sousa (um descendente de emigrantes portugueses), “Lord of the Dance” de Ronan Hardiman e “La Boda de Luís Alonso” de Geronimo Giménez abriram a tarde musical; seguiu-se o tema da saga de filmes “Piratas das Caraíbas” e um momento impressionante protagonizado por uma voz desconhecida por muitos… O trompetista João Marques abeirou-se do microfone e interpretou os temas “New York, New York” e “Over the Rainbow”, para o deleite do público, em especial dos amigos do músico, que fizeram questão de se manifestar ruidosamente em apoio.

resized_Concerto de Ano Novo SFUCO (28)Já depois dos ritmos do Carnaval brasileiro, com “Copacabana” de Johan de Meij, houve lugar aos discursos das convidadas especiais.

Rute Lima, que se descreveu como uma das maiores fãs da banda, senão mesmo a número 1, elogiou “o esforço que tem sido feito no âmbito das actividades desenvolvidas pela SFUCO”, destacando o “árduo trabalho dos seus órgãos sociais, das suas direcções e de todos os que fazem parte de uma casa que já conta 129 anos”.

De seguida, não enjeitou a oportunidade de desafiar o Município: “Lanço aqui um repto à nossa querida amiga vereadora da Câmara de Lisboa: que nos ajude a levarmos a banda da SFUCO cada vez mais longe. Eles têm palmilhado o país com o nosso apoio e temos muito orgulho nisso. Mas a qualidade deste conjunto de músicos merece sempre mais!”.

Catarina Vaz Pinto prestou declarações ao EXPRESSO do Oriente: “As bandas filarmónicas desempenham um papel fundamental, por um lado, de divulgação da música popular e erudita e, por outro, de educação artística e sensibilização dos músicos amadores para as práticas musicais. Já conhecia a banda da SFUCO, embora nunca tivesse vindo a nenhum concerto exclusivo e neste auditório. É, de facto, uma banda com muita qualidade!”.

resized_Concerto de Ano Novo SFUCO (48)A vereadora destacou ainda a energia e o empenho dos músicos como factores que mais a impressionaram no concerto e terminou com a confirmação de que o repto deixado pela presidente Rute Lima não vai ficar sem resposta.

O concerto terminou em beleza com uma interpretação da Radetzky March de Johann Strauss, a fazer lembrar, com o devido respeito, a Orquestra Filarmónica de Viena e os seus concertos de Ano Novo transmitidos na televisão, sobrando ainda tempo para um extra: “Lisboa Menina e Moça”, com direito a dedicatória do maestro para as duas autarcas.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. Como presidente da direcção da S.F.U.C.O., venho agradecer e enaltecer o vosso jornal na pessoa do seu director Acácio Soares, por mais uma vez terem dado o devido relevo ao nosso Concerto de Ano Novo e estarem presentes num evento organizado por esta instituição centenária da Freguesia dos Olivais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close