Reportagem

Concerto “Bemol” 2017

Perante uma moldura humana assinalável e na companhia de músicos de renome, a Banda da SFUCO protagonizou um belíssimo concerto no Fórum Lisboa.

A Banda da SFUCO – Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense foi a protagonista da terceira e última edição de uma iniciativa que juntou as Juntas de Freguesia do Beato, Marvila e Olivais. O evento tomou o nome “Bemol”, um acrónimo que evoca os nomes das três freguesias, e foi organizado em parceria pelas autarquias e por três colectividades: Vitória Clube de Lisboa, SFUCO e ACULMA.

E a conclusão do certame não desiludiu ninguém: além da excelente prestação dos músicos da filarmónica olivalense, partilharam o seu talento com o público a soprano Ana Ventura, o pianista Francisco Cabrita e a harpista Beatrix Schmidt.

Com um repertório abrangente, a banda dirigida pelo maestro Luís Filipe Ferreira deliciou a audiência, onde se contavam a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Albergaria, e os presidentes das três autarquias envolvidas: Rute Lima, Belarmino Silva e Silvino Correia (em representação de Hugo Xambre Pereira), acompanhados dos seus executivos.

“O Mio Babbino Caro”, de Puccini, e “Ave Maria”, de Michal Lorenc, marcaram a entrada em palco da soprano Ana Ventura, que de imediato conquistou a assistência. Mais tarde, na segunda parte, voltaria a acompanhar a Banda da SFUCO interpretando “Habanera” e “Brindisi (das mais famosas árias das óperas “Carmen” de Bizet, e “La Traviata” de Verdi), além do famoso “Con Te Partirò” e “Amor a Portugal”.

A vereadora da Educação elogiou bastante a prestação dos músicos e a qualidade da Banda da SFUCO: “Adorei! Quando a música é tocada e cantada com alma, encanta-nos e eleva-nos o espírito!”. A autarca também fez suas as palavras de Rute Lima, que minutos antes tinha deixado o seu reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todas as pessoas que passaram pelos órgãos sociais da colectividade ao longo dos seus 130 anos de história.

À boa maneira da ópera vienense, o concerto concluiu com a “Marcha Radetzy”, acompanhada pelas palmas do público.

Bravo!

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close