Local

Seminário “Idosos – um olhar para o futuro” foi um sucesso

 

“O balanço é completamente positivo, correu tudo muito bem”. É desta forma que André Serra, subcomissário e comandante da 34.ª esquadra dos Olivais, resume o seminário com o nome “Idosos – um olhar para o futuro”, que decorreu no passado dia 12 de Dezembro de 2012, no Auditório da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, (ESTeSL).

O seminário, teve bastante participação por parte da população, tanto jovem como adulta e sénior. O primeira abordagem da manhã, teve que ver com os riscos da idade. O tema dos maus tratos aos idosos foi exposto pelo Dr. Luís Raimundo, médico, e Catarina Calhaz, TAE. Quanto à temática Crimes sem Idade, a explanação teve como interveniente Valdemar Pinheiro, Jornalista criminal e coautor do livro “Matar à Portuguesa”. Recorde-se que estes são temas que têm estado na ordem do dia e para os quais devemos estar muito alertas.

Ao segundo painel de intervenientes, coube o papel de falar sobre o prazer da vida. O Prof. Dr. Fernando de Pádua, cardiologista e Presidente da fundação com o seu nome, cativou a plateia com a sua peculiar explicação acerca do Coração Para Todas as Idades, que deve começar por uma atitude preventiva logo em crianças. Quanto ao Prof. Dr. Gorjão Clara, Cardiologista e Coordenador da Unidade de Geriatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, a sua intervenção incidiu sobre um tema que, infelizmente ainda gera muitos tabus e preconceitos, que é a Sexualidade no Envelhecimento. Admitindo que com o passar dos anos o conceito de velhice mudou, o da sexualidade no idosos também terá que forçosamente mudar.

Da parte da tarde, o Dr. Manuel Pereira Vieira, director técnico e assistente social do Centro Social e Paroquial de Santa Maria dos Olivais, falou sobre o papel das instituições no combate à solidão e respectiva promoção da qualidade de vida. Pouco depois, Paulino Coelho, locutor da rádio renascença, abordou o papel da música na companhia diária, e cativou a audiência. Lembrou que o terço é o programa que mais se ouve na RR e isso representa que a rádio está a fazer companhia aos idosos. Mas a companhia da rádio é transversal a todas as idades.

Foram ainda abordados temas relativos aos cuidados de saúde diários. A Dra. Marisa Cebola, do ESTeSL, deu “uma aula” interactiva sobre o que comer, de forma a termos mais saúde, e a Dra. Vanessa Faísca, da ESTeSL, falou da importância do medicamento e de não nos auto-medicarmos, e também alertou para seguirmos os conselhos dos médicos, entre outros aspectos. Os trabalhos foram encerrados com uma abordagem que a Dra. Liliana Feiteira, Psicóloga Criminal, fez com base na sua experiência académica.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close