DossierSociedade

Rede Ciclável vence Orçamento Participativo 2014

cicloviaO projecto “Lisboa em Bicicleta” é a ideia vencedora do Orçamento Participativo 2014/2015, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Assim que os resultados do concurso foram conhecidos a vereadora da Economia e Inovação, Graça Fonseca, nomeou os vencedores.e não se esqueceu, antes, de salientar que graças a esta iniciativa têm sido “criados espaços e projectos que não existiriam se as pessoas não tivessem apresentado essas propostas”.

O projecto vencedor, “Lisboa em Bicicleta”, visa a construção de uma rede de via ciclável, que passe por todas as faculdades e todas as escolas da Universidade de Lisboa. O projecto implica um investimento de 500 mil euros.

Segundo Márcia Vila Valério, coordenadora da área de sustentabilidade do departamento de património e compras da Universidade de Lisboa, a rede terá início na Cidade Universitária, passando pela zona da Baixa-Chiado, Campus da Ajuda e Monsanto, num percurso completo de 24 quilómetros. A ideia surge na sequência de vários pedidos por parte dos alunos que ao longo dos anos têm pedido para se aumentar o parqueamento de bicicletas, para se cria-rem melhores condições e mais condições para o uso da bicicleta como meio de transporte.

Na 7.ª edição do concurso foram apresentadas 669 propostas, das quais 211 foram transformadas em projectos, que estiveram em votação entre o dia 25 de Setembro e 6 de Novembro. Dos 13 projectos vencedores, 11 deles irão ter um orçamento até 150 mil euros e dois até 500 mil euros.

Os outro projectos vencedores são: Requalificação Azinhaga das Carmelitas (Carnide), Intervenção de Arte Urbana na Rua Adriano Correia de Oliveira (Avenidas Novas), Alternância de Materiais na Calçada (Campolide), Pela Arte de S. Cristóvão (Santa Maria Maior), Formação Programação Lisboa — Desemprego Zero, Implementação de Pomar na Quinta dos Lilases (Lumiar), Aplicação Mobile — A nossa Lisboa, Requalificação do Espaço Exterior da Escola Básica Alta de Lisboa (Santa Clara), Mobilidade Suave no Centro da Cidade, Requalificação do Mercado de Alvalade e Mobilidade Ciclável, nas freguesias de Arroios, Areeiro e Alvalade (todos com orçamento de 150 mil euros) e o projecto Trilhos de Monsanto, na freguesia da Ajuda (que vai receber 500 mil euros para a sua execução).

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close