Nacional
Festival do Azeite Novo chega a Lisboa
Lisboa prepara-se para receber, pela primeira vez, o Festival do Azeite Novo, uma celebração única do sabor, da tradição e da cultura mediterrânicas, levada a cabo anualmente pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.

No dia 10 de Dezembro, a emblemática Casa do Alentejo transforma-se num ponto de encontro para apreciadores de gastronomia, lifestyle e bem-estar, oferecendo um dia dedicado ao azeite – o “ouro líquido” da dieta mediterrânica.
O festival, agora na sua 3.ª edição, pretende valorizar o papel do azeite na alimentação saudável, na culinária gourmet e na promoção do estilo de vida mediterrânico, reconhecido mundialmente pelo seu impacto positivo na saúde. Será também uma oportunidade única para conhecer produtores e marcas que representam a excelência do azeite português. O evento conta com o apoio do turismo do Alentejo – ERT, da Casa do Alentejo e do Lisboa Pessoa Hotel.
Programa do Festival do Azeite Novo – 10/12/2025
Mercado de Produtores – das 11h00 às 19h30. Descubra azeites artesanais, produtos regionais e novidades do sector directamente dos produtores.
11h30 – WORKSHOP – Provas de Azeite
15h30 – WORKSHOP Saberes e Sabores: Como escolher o melhor azeite para a sua mesa. Aprenda a identificar azeites de qualidade para a sua mesa, guiado por especialistas.
Uma experiência sensorial única, onde os participantes exploram aromas e sabores de diversos azeites premium.
17h00 – SHOWCOOKING – Chef André Cabrita
O talentoso chef apresenta receitas criativas e inspiradoras que exaltam o azeite como ingrediente central.
18h30 – Música ao Vivo – João Maria Baião
O festival encerra com um ambiente musical envolvente, celebrando a cultura portuguesa e mediterrânica.
Mais informações estão disponíveis em https://azeitedoalentejo.pt/cepaal/



