LocalNacionalOutras

Rede do metro alargada a partir de 2018

resized_metroA rede do metropolitano de Lisboa vai receber novo alargamento a partir de 2018, altura em que deverão começar as obras previstas no Programa Nacional de Reformas que o Governo aprovou no dia 21 de Abril.

O documento refere que “serão retomadas as acções de planeamento e estruturação da expansão das redes de metropolitano de Lisboa e Porto” e define a fase de execução dos projectos para o ano de 2018. De acordo com as previsões, a conclusão dos trabalhos aponta para 2020 e o custo estimado para as duas obras é de 275 milhões de euros.

O Governo considera que os sistemas de transportes nas duas maiores cidades portuguesas “apresentam um nível insuficiente de intermodalidade, com excessiva dependência da ferrovia e do uso dos veículos automóveis ligeiros de passageiros, e um insuficiente desenvolvimento de outros meios de transporte” e alerta para o peso excessivo do sector no que diz respeito ao consumo total de petróleo e derivados, na ordem dos 75%.

Para combater este fenómeno serão implementadas medidas como a substituição de 500 veículos de transporte colectivo rodoviário de passageiros até 2018, que custará cerca de 99 milhões de euros, ou a renovação de um milhar de táxis até 2020, orçada em cerca de 16 milhões de euros. O Governo vai ainda estabelecer novos incentivos à adesão aos veículos eléctricos, nomeadamente aumentando o número de postos de carregamento (em cerca de 2400 postos), um investimento que deverá custar 69 milhões. A promoção do uso da bicicleta também vai ter novidades: o Governo tenciona disponibilizar seis mil bicicletas em sistemas partilhados até 2020, com um custo de 25 milhões.

Tudo somado, a redução das emissões de CO2 no sector dos transportes deverá atingir 14% até 2020, relativamente ao ano de 2005.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close