EducaçãoLocal

Pavilhão do Conhecimento recebe astronautas

resized_pav conhecimento astronautasEsta quarta-feira, dia 27 de Abril, o Pavilhão do Conhecimento vai transformar-se num verdadeiro campo de treino para 170 “astronautas”.

A iniciativa consiste num projecto internacional de ciência e educação da NASA e da ESA que tem como objectivo estimular jovens de todo o mundo para uma alimentação saudável e para a prática do exercício físico – a “Missão X – Treina como um Astronauta”.

Entre as 10.30h e as 17h, 170 estudantes do 3.º ciclo de ensino participam no encerramento da edição deste ano deste projecto internacional, depois de terem sido seleccionados com base no trabalho que desenvolveram ao longo de dois meses nas suas escolas, tendo cumprido com sucesso os desafios sobre ciência, nutrição e desporto propostos pela ESA e pela NASA, em colaboração com cientistas e preparadores físicos que trabalham directamente com astronautas.

“Equilíbrio, coordenação, orientação espacial, controlo corporal, força, agilidade e tempo de reacção são algumas das aptidões postas à prova neste programa de exercícios preparado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e inspirado no treino dos astronautas”, refere o Pavilhão do Conhecimento em comunicado.

O programa contempla uma sessão sobre Gravidade no Espaço, com a equipa do ESERO Portugal, e uma palestra com Miguel Moreira, investigador da Faculdade de Motricidade Humana e autor do programa de actividades físicas que os alunos irão realizar ao longo do dia. Os candidatos a astronautas vão também passar pela Cozinha é um Laboratório para ficarem a conhecer os desafios da alimentação no Espaço.

O projecto Missão X envolve 30 países e é coordenado em Portugal pela Ciência Viva através do ESERO Portugal.

Escolas Participantes:
Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, Quarteira
Agrupamento Vertical de Escolas de Ferreira do Alentejo
Escola Secundária de Afonso de Albuquerque, Guarda
Salesianos de Lisboa

Mais informações em www.cienciaviva.pt.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close