Local

Prémio Valmor destaca seis arquitectos

 

 

Os arquitectos Manuel Salgado, Carrilho da Graça, Nuno Teotónio Pereira, Gonçalo Byrne, Artur Rosa e Pedro Viana Botelho foram os grandes vencedores do Prémio Valmor Municipal de Arquitectura, anunciados pela Câmara Municipal de Lisboa.

O Júri distinguiu por unanimidade, dar o galardão a duas obras ex-aequo em 2007 – a Estação de Metropolitano do Terreiro do Paço, um projeto de Artur Rosa, e o Hospital da Luz, em Carnide, da autoria de Manuel Salgado, actual vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, (CML), e vereador do Urbanismo e Reabilitação Urbana, pela terceira vez vencedor do prémio.

Também ex-aequo, receberam o prémio relativo a 2008 a Escola Superior de Música de Lisboa, em Benfica, uma obra de João Luís Carrilho da Graça, e a Estação Metropolitana e Ferroviária do Cais do Sodré, projectada pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Pedro Viana Botelho.

Em 2009, a obra distinguida com o galardão foi o Edifício do Banco Banif-Mais, um projecto de Gonçalo Byrne, na Avenida 24 de Julho.

O júri, que avaliou 137 obras de 2007, 155 obras de 2008 e 167 obras de 2009, atribuiu ainda três menções honrosas em 2007, outras três em 2008 e quatro em 2009.

As de 2007 foram para o edifício número 43 da Calçada da Tapada, com projecto de reabilitação do arquitecto Manuel Vicente, o edifício situado na Rua das Janelas Verdes, 3-3B, da autoria de João Paulo Conceição, e o número 14 da Rua do Quelhas, um projecto de reabilitação de Carrilho da Graça.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close