CulturaLocalNacional

Prémio Literário da UCCLA já é conhecido

resized_prémio-ucclaJá é conhecida a obra vencedora do “Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, atribuído pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

“Era uma vez um Homem”, de João Nuno Rodrigues Pacheco Guimarães Azambuja, de Portugal, foi a obra escolhida pelo júri, tendo o vencedor sido anunciado no dia 5 de Maio – Dia da Língua e da Cultura Portuguesa. Face à qualidade das obras apresentadas, o júri decidiu atribuir duas Menções Honrosas, uma em prosa e outra em poesia, a: “Ausência” de Ana Beatriz Leal Saraiva, do Brasil; e “Memórias Fósseis” de Wesley d’ Almeida, do Brasil.

Aquele que é considerado o prémio com maior número de participantes de língua portuguesa registou um total de 722 autores e 865 obras apresentadas, provenientes de todos os países lusófonos e ainda de Espanha, Itália e Canadá (que escrevem em português). “Quanto ao género”, destaca a UCCLA em comunicado, “281 são mulheres e 441 homens. Foi um sucesso no seu objectivo de promover jovens escritores, uma vez que 44 dos candidatos têm entre os 16 e os 20 anos, e 362 candidatos têm entre os 20 e os 40 anos. Por outro lado conseguiu-se um diálogo de gerações, atraindo ao concurso literário 72 escritores seniores, com idades entre os 60 e os 90 anos”.

Vitor Ramalho, secretário-geral da UCCLA, afirmou na cerimónia que, perante a grande adesão de candidaturas, “tivemos a noção exacta de que a língua portuguesa é aquela que maior produção vai ter no mundo, entre as cinco línguas mais faladas, e que tem a singularidade de ser uma língua materna” pois “estávamos longe de prever que este concurso acabaria por ser o maior que, até hoje, teve em termos de candidaturas”.

A Editora A Bela e o Monstro, o Movimento 2014 e a Câmara Municipal de Lisboa associaram-se à UCCLA neste concurso literário.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close