O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitou o nosso País e assinou 11 memorandos de entendimento com o Governo português em várias áreas.
A visita teve a particularidade de ser a primeira visita bilateral de um primeiro-ministro indiano a Portugal. A caminho dos Estados Unidos, Narendra Modi parou em Lisboa para se encontrar com o primeiro-ministro português, António Costa, e com eles as respectivas delegações.
Os chefes de governo assinaram 11 memorandos de entendimento para a cooperação nas áreas do comércio, da ciência e da tecnologia. Recorde-se que António Costa tinha estado na Índia em Janeiro.
Na sequência do encontro, os dois países lançaram em conjunto um portal dedicado às startups. A plataforma chama-se “Índia-Portugal Startup Hub” e foi apresentada durante a visita do primeiro-ministro indiano, com o objectivo de criar uma parceria empresarial solidária para as startups quer portuguesas, quer indianas.
O primeiro-ministro português chamou à iniciativa uma “rota digital”, por oposição à “rota marítima” que uniu os dois povos há mais de 500 anos. António Costa afirmava que “Os dois grandes pilares nesta nossa cooperação conjunta para o século XXI assentam na área da ciência e da cooperação entre as nossas empresas” e congratulava-se também pelo entendimento que permite evitar a dupla tributação no plano da economia.
Recordando a sua recente visita à Índia, Costa referiu a concretização do investimento da empresa indiana Sakthi numa empresa de componentes de automóveis em Águeda e a participação indiana na conferência de lançamento do ‘Air Center’, um centro internacional de investigação das ciências climáticas, do espaço e do mar profundo, nos Açores.
Além de se pronunciar sobre as “excelentes oportunidades” que o crescimento económico indiano oferece ao nosso país e de elogiar o ambiente empreendedor que se respira em Portugal, Narendra Modi aproveitou a ocasião para expressar as suas condolências pela perda de vítimas humanas nos incêndios do centro do país.



