CulturaDossierLocal

Magna Carta em Lisboa por uma semana

resized_magna cartaA Magna Carta, documento fundador das liberdades britânicas, visita Lisboa por uma semana, depois de ter passado por outros seis países.

Trata-se de um documento com 800 anos de história e tido como um dos mais importantes artefactos ligados à génese do liberalismo.

A exposição “Magna Carta – Significados” foi esta segunda-feira inaugurada ao fim da tarde na Torre do Tombo, onde vai permanecer aberta ao público até ao dia 12, próximo sábado. Resulta de uma parceria entre a embaixada britânica e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, inserida na digressão mundial que a Magna Carta está a fazer, por ocasião dos 800 anos da sua assinatura, em 1215. O documento visitou já os EUA, o Luxemburgo, a China, a Austrália, Singapura e Malta.

Na cerimónia estiveram presentes o ministro da Cultura, João Soares, a embaixadora do Reino Unido, Kirsty Hayes e o director da Torre do Tombo, Silvestre Lacerda. Ainda esta semana, a exposição é visitada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Philip Hammond.

A acompanhar este documento fundamental estão outros também importantes pedaços de História: um exemplar único do decreto real de João I, mais conhecido por João Sem Terra, onde ordena a aplicação das normas vertidas na Magna Carta; documentos portugueses da época que ajudam a contextualizar a Magna Carta; e ainda o Tratado de Windsor, celebrado entre Portugal e a Inglaterra em 1386. Este é o tratado que selou a mais antiga aliança entre dois estados, ainda hoje vigente, se bem que desprovida do seu significado antigo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close