Local

Macaco esteve em fuga

Esta quinta-feira, 17 de Outubro, um macaco resolveu fugir do Jardim Zoológico e vir cumprimentar os transeuntes das ruas em redor do equipamento.

O animal, que foi visto a circular pela estrada, foi prontamente recapturado pelos trabalhadores do Jardim Zoológico, depois de vários cidadãos terem alertado o Zoo para a fuga e num momento em que também já se encontravam no local agentes da PSP.

Recorde-se que, ao contrário do que acontecia antigamente, os macacos já não estão preso dentro de jaulas, algo que seria uma crueldade para um equipamento que se preza por proporcionar aos seus animais condições o mais parecidas possível com os seus habitats naturais.

O primata, um macaco capuchinho, não terá chegado a estar duas horas fora do seu ambiente. Segundo o testemunho da pessoa que o encaminhou para dentro de um stand automóvel, parecia em pânico e não se revelou agressivo. Ao longo do dia, ficou sob observação dos serviços veterinários do Zoo, embora não estivesse ferido.

Na página do macaco-capuchinho-de-peito-amarelo do site do Zoo de Lisboa, pode ler-se que este macaco é diferente das outras espécies de macaco-capuchinho precisamente pela pelagem amarelada no peito e na parte superior dos membros anteriores. É descrito como uma “espécie sociável e arbórea”, que “vive em grupos, com mais machos que fêmeas” e que é, desde 2002, uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas no mundo.

Mais sobre este animal nesta página do Zoo de Lisboa.

(foto: Jardim Zoológico de Lisboa)

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close