Nacional
O Ano da Língua Portuguesa
A União de Cidades Capitais Ibero-Americanas apresenta o ‘Ano da Língua Portuguesa’
A secretária-geral da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), Almudena Maíllo, reuniu com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, nos Paços do Concelho, no âmbito da celebração do ‘Ano UCCI da Língua Portuguesa’. No encontro foram apresentados o logo institucional do evento e diversos elementos comunicacionais, que valorizam o ambiente bilingue, uma das mais importantes riquezas da comunidade ibero-americana.
“A partir de hoje começaremos a promover ações de comunicação para tornar visível a riqueza cultural e histórica que a língua portuguesa aporta ao mundo, com especial ênfase na sua influência e significado na Ibero-América”, recordou Maíllo.
Já o presidente da Câmara de Lisboa destacou a importância da iniciativa: “Vamos ter formação, vamos ter actividades, vamos juntar-nos e falar as nossas duas línguas como se fossem uma só, mas com as nossas diferenças, porque são essas diferenças que nos fazem melhores”, assegurou Moedas, num encontro que contou ainda com a directora-geral da UCCI, Luciana Binaghi Getar, o secretário-geral da autarquia, Alberto Laplaine Guimaraes, e a chefe de divisão de Relações Internacionais e coordenadora da UCCI, Cristina Rocha.
Ao longo de 2024, a UCCI organizará diversos eventos, entre cursos de formação e actividades orientadas para celebrar a língua portuguesa e para realçar a diversidade e o valor da lusofonia, reconhecendo a contribuição da língua portuguesa no património cultural e linguístico regional. Tendo em conta que as cidades lusófonas da UCCI (Lisboa, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro) concentram mais de 22 milhões de habitantes, equivalente a 23 por cento da população total da região, o organismo valorizará o Dia da Língua Portuguesa assim como os dias de Portugal e do Brasil com diferentes acções. Estas iniciativas incluirão eventos culturais e outras actividades que promovam a difusão da língua e da cultura em língua portuguesa.
A comemoração do ‘Ano UCCI da Língua Portuguesa’ resulta do consenso obtido entre autarcas das 29 cidades que integram a UCCI na XX assembleia geral da organização, realizada em Novembro do ano passado na cidade brasileira de São Paulo.
Instituto Camões e UCCLA
A UCCI está a elaborar um calendário de formação em língua portuguesa para funcionários e empregados da organização, com o Instituto Camões e a União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA). Nesse âmbito, a secretária-geral da UCCI reuniu-se também com o secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, para renovar o Memorando de Entendimento entre estas duas organizações, um acordo que regula o avanço em acções comuns, actividades e projectos de cooperação que partilhem linhas de trabalho para promover o português e o espanhol, assim como a cultura ibero-americana, nas suas cidades-membro.
Maíllo também teve um encontro muito produtivo com representantes do Instituto Camões, na procura de oportunidades de colaboração e fortalecimento dos laços culturais e linguísticos entre as cidades capitais ibero-americanas. A reunião foi um espaço propício para discutir iniciativas conjuntas que promovam a difusão e o ensino da língua portuguesa na região, assim como para fomentar o intercâmbio cultural e educativo.
FOTO CML