Local

Duas novas praças para os Olivais

Em dois dias, a freguesia dos Olivais recebeu duas sessões de apresentação aos moradores: a “praceta das laranjeiras”, junto à Rua Cidade de João Belo, e a Rua Cidade de Porto Alexandre vão receber obras de monta.

As intervenções estão, em ambos os casos, previstas para o final do primeiro trimestre de 2017, consoante prossigam os respectivos processos que envolvem a adjudicação da empreitada em concurso público. Certo é que os processos já não páram e os moradores terão novidades muito em breve.

A população acorreu em bom número às sessões de apresentação, conforme fez questão de agradecer a presidente Rute Lima, que esteve presente em ambas, acompanhada por membros do seu executivo.

Rua Cidade de Porto Alexandre

A primeira sessão de apresentação deste par de intervenções aconteceu no dia 28 de Novembro na sede da Associação O Tiroliro, onde os munícipes ficaram a conhecer a proposta da Câmara Municipal de Lisboa para recuperar a Rua Cidade de Porto Alexandre.

Os problemas enumerados quer pelos técnicos responsáveis pelo projecto, quer pelos vizinhos incluem, entre outros aspectos, o estacionamento desordenado, a degradação do pavimento, a falta de segurança pedonal (com pelo menos um atropelamento recente), a necessidade de trabalhos no arvoredo e a degradação dos chamados “vulcões”, duas estruturas que emprestam uma identidade única à praceta.

O projecto elaborado para o local prevê o ordenamento do estacionamento em três bolsas distintas (aumentando ligeiramente a oferta de lugares actual), a criação de nove “eco-ilhas” para colocação dos lixos com a plantação de um loureiro em cada uma, a recuperação dos canteiros estragado e o redesenho das caldeiras.

Além destes pontos, o projecto vai privilegiar as zonas de estadia, nomeadamente nos dois vulcões da praça: no mais pequeno haverá uma cultura de ervas aromáticas; no maior será instalado um parque canino, com rebaixamento do pavimento e a colocação de mobiliário urbano. Também serão retiradas as tílias cuja resina suja os automóveis.

A melhoria da mobilidade passa por tornar a rua apenas de um sentido de trânsito, com a definição de um contorno ao longo da estrada destinado aos peões, pelo reforço da iluminação e ainda pela pintura de duas passadeiras.

“Praceta das laranjeiras”, Rua Cidade de João Belo

A segunda sessão, marcada para 29 de Novembro na Escola Arco-Íris, serviu para apresentar aos fregueses um projecto que vai instalar um autêntico jardim na agora chamada “praceta das laranjeiras”.

O projecto prevê a criação de vários canteiros separados por pequenos corredores de circulação, recheados com ervas aromáticas e um roseiral ao centro, numa praça que vai ser completamente vedada ao trânsito automóvel (impedindo o estacionamento de viaturas, como até aqui acontecia).

As sebes dos canteiros serão de alecrim e o miolo terá ervas como o tomilho, a alfazema, os orégãos, a santolina ou outros hortícolas que os vizinhos desejem plantar. Em qualquer dos casos, o objectivo é que os verdes não exijam muita rega. Estes canteiros terão uma altura de 45 cm, para evitar o pisoteio. Os muretes serão ornamentados com azulejos de cor ainda a definir. De acordo com o seu autor, trata-se de um projecto-piloto na cidade de Lisboa.

Deste modo, os munícipes e a Junta de Freguesia dos Olivais esperam ver resolvidos os problemas relacionados com a permanência tardia de pessoas na praceta e a ocorrência de actividades ilícitas, além do ruído que perturba o descanso dos vizinhos durante a noite. A PSP está atenta a esta situação.

Os moradores, que perfaziam cerca de 30 pessoas em cada sessão, intervieram colocando as suas dúvidas e inquietações. Um dos pedidos mais insistentes foi, a título de exemplo, a colocação de papeleiras para o lixo e… os dejectos caninos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close