DestaqueDossierLocalNacional

Dia Europeu da Vítima de Crime

Esta quinta-feira, dia 22 de Fevereiro, a APAV apresentou estatísticas preocupantes por ocasião do Dia Europeu da Vítima de Crime.

Os dados revelados pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, centram-se no apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual, e estão disponíveis no final deste artigo.

Nos últimos dois anos (2016 e 2017), a APAV abriu em média 19 novos processos por mês relativos a crianças e jovens vítimas de violência sexual, com mais de 6000 atendimentos.

Destaca-se o facto de a esmagadora maioria das vítimas ser do sexo feminino (79%), entre os 8 e os 17 anos, e de uma maioria ainda maior dos agressores ser do sexo masculino (92,5%). A maioria destas agressões são feitas em contexto intrafamiliar (53%), a maior parte das vezes pelo pai ou mãe (21%).

O crime mais perpetrado é o abuso sexual de crianças, com 63,6% dos processos. Do universo total de processos acompanhados pela APAV, 81,2% foram denunciados e investigados, mas 18,8% terminaram sem denúncia, sobretudo devido à ausência de dados suficientes prestados pelo denunciante.

Para assinalar o Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação promoveu um seminário/debate sobre o “Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual” e lançou também uma campanha de sensibilização.

A campanha “Pode servir a qualquer pessoa” pretende alertar para o facto de todas as pessoas poderem ser, em algum momento das suas vidas, vítimas de crime. A campanha resulta da parceria com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e foi desenvolvida por um grupo de alunos.

A APAV está disponível para apoiar, através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (chamada gratuita, dias úteis 09h-21h), Messenger (Facebook), vídeochamada (Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

Consulte aqui os dados da infografia.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close