Sociedade

Comemorações da República nos Olivais com Vitorino e banda da SFUCO


resized_Comemorações República (47)O 105.º aniversário da Implantação da República foi solenemente comemorado na Freguesia dos Olivais numa tarde que levou cerca de 300 pessoas a assistir a um excelente espectáculo!

O evento, intitulado “Olivais Vive a República”, aliou vários momentos de cariz cultural à cerimónia do hastear da bandeira no edifício da sede da Junta de Freguesia dos Olivais (JFO).

Logo a partir das 15 horas, o hip hop tomou conta do largo em frente à JFO, que foi cortado ao trânsito para a realização da iniciativa. A tarde fez-se também de uma representação teatral com os principais protagonistas da República: a mulher que inspirou a escultura do busto feminino da República, uma representação do Zé Povinho, com garrafão na mão e tudo, e duas figuras de relevo do 5 de Outubro – Machado dos Santos, do lado republicano, o homem que ficou a combater quando os restantes oficiais desertaram; e Paiva Couceiro, militar que combateu as tropas de Machado dos Santos e se manteve fiel ao Rei.

Num momento solene, a multidão presente assistiu ao içar da Bandeira Nacional no edifício da Junta, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (SFUCO). Um destacamento do Regimento de Transportes encarregou-se da guarda de honra.

resized_Comemorações República bandeiraO comandante do Regimento, coronel Borlinhas, dirigiu algumas palavras aos presentes, assegurando que, no ano em cumpre o seu centenário, o Regimento de Transportes reafirma que faz parte das forças vivas da Freguesia dos Olivais e que está aberto à comunidade na qual se insere. Prova disso mesmo é a abertura das suas portas à realização do Dia da Defesa Nacional para os jovens olivalenses que completam 18 anos e cumprem o respectivo dever militar.

Já a Presidente Rute Lima dedicou grande destaque à defesa dos ideais republicanos nos dias de hoje em que se impõe lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, contra o empobrecimento generalizado da sociedade. A autarca defendeu a necessidade de celebrar sempre com dignidade três datas que revestem especial importância para o regime republicano e a democracia portuguesa: o 1.º de Dezembro e a Restauração da Independência; o 5 de Outubro e a Implantação da República; e o 25 de Abril e a Revolução dos Cravos.

Jorge Máximo, vereador da Câmara que representou o presidente Fernando Medina nas comemorações, elogiou o dinamismo ímpar da Junta de Freguesia dos Olivais, realçando o vasto número de iniciativas por ela desenvolvidas e a aposta na educação para os valores republicanos nas escolas. Recordando que foi nos Paços do Concelho que a República foi primeiramente evocada, o vereador fez eco da mensagem de Fernando Medina na cerimónia do 5 de Outubro.

resized_Comemorações República (83)Banda da SFUCO e Vitorino fazem esquecer a chuva

Terminados os discursos, chegou a altura de a banda da SFUCO ocupar o palco, numa altura em que o público já fervilhava de expectativa. Depois da abertura musical pela banda dirigida pelo maestro Luís Ferreira, que incluiu temas populares lisboetas que ainda “arrancaram” algumas notas cantadas à plateia, lá subiu o célebre músico alentejano, envergando uma boina, como não podia deixar de ser…

Num registo cordial e bem-disposto, Vitorino Salomé encantou o público e fez questão de o incentivar a acompanhá-lo nos temas mais conhecidos, como “Menina estás à janela”, “Queda do Império” e “Vou-me embora, vou partir”. O intérprete realçou a qualidade e a juventude da banda da SFUCO, com a qual confessou estar muito impressionado!

Já depois de receber das mãos da presidente Rute Lima uma lembrança especial, e porque o espectáculo estava a ser bom demais para acabar tão cedo, Vitorino foi quase “obrigado” a cantar mais uma.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close