Destaque

Câmara vai empregar 200 sem-abrigo

Na apresentação do Plano Municipal de Lisboa para Pessoas em Situação de Sem Abrigo (2019/2023), foi anunciada uma bolsa de emprego apoiado para 200 pessoas sem-abrigo.

A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, onde marcaram presença a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o presidente Fernando Medina e o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.

A abordagem passa pela análise de cada caso como único, para que a resposta seja especificamente desenhada para atender às necessidades de cada pessoa sem-abrigo, e com a orientação geral de retirar primeiro a pessoa da rua (o chamado “housing first“) e depois seguir o processo de avaliação do caso. Para tal, a Câmara vai reforçar as respostas habitacionais, até atingir um total de 320 em 2023.

A maior novidade presente no Plano, orçado em cerca de 15 milhões de euros para quatro anos, são as 200 vagas na bolsa de emprego apoiado, em áreas como os espaços verdes, o urbanismo e os transportes. A bolsa foi criada em parceria com o Instituto da Segurança Social e facilita o acesso a um trabalho “protegido”, nas palavras do edil Fernando Medina, em relação ao mercado de trabalho, no qual seria mais difícil o ingresso de uma pessoa em situação de sem-abrigo.

Está previsto o apoio de saúde, não só na clínica geral mas também no campo da saúde oral, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que assegura 1500 consultas gratuitas de medicina dentária.

Estão contabilizados 361 sem-abrigo em Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close