Destaque

Edição de Dezembro do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Dezembro do Jornal EXPRESSO do Oriente.

É o último mês do ano e há munícipes a entregar uma lista de presentes à Câmara Municipal de Lisboa: na reunião descentralizada para ouvir os fregueses da Penha de França e São Vicente, falou-se de mobilidade, higiene urbana, espaço público, estacionamento e muito mais, com destaque para a questão das Piscinas da Penha. Ora veja os comos e os porquês nas páginas cinco e seis.

Antes de lá chegar, folheamos o nosso Jornal enquanto apertamos os atacadores dos ténis para as Olisipíadas 2020 e anotamos o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Fomos cantar os parabéns no 3.º aniversário da Biblioteca de Marvila, onde aproveitámos para entrevistar a directora da Rede BLx, Susana Silvestre, e o coordenador do equipamento aniversariante, Paulo José Silva. 120 mil pessoas é muita gente!

Mas façamos silêncio, que se canta o Fado na “Gala de Fado dos 60 Anos de Marvila”. A ACOF e o CLAF uniram-se para, com a sua Junta de Freguesia de Marvila, proporcionar ao público uma noite memorável.

Já espreitou o Mercadinho de Natal que está na Praça Paiva Couceiro até dia 25? Deitamos um olho sobre as comemorações natalícias na Penha de França, onde 330 seniores tiveram o seu tradicional almoço de Natal confeccionado pelos alunos da EPHTL. Anote na agenda: dia 21, a Fanfarra Original Bandalheira vai passar por Sapadores, Parada do Alto de S. João, Quinta do Lavrado e Paiva Couceiro, de manhã à tarde.

Nas páginas oito e nove, temos espaço para uma reportagem sobre a exibição que reuniu a Banda da SFUCO, a sua Orquestra Juvenil e os alunos da sua Escola de Música. Por falar em bandas, foram 37 filarmónicas (e 1600 pessoas) as que desfilaram no feriado de 1 de Dezembro na Avenida da Liberdade!

Depois de recordarmos que Portugal é campeão do mundo de futebol de praia – outra vez! – mostramos mais uma reportagem das nossas: fomos descobrir o que é a biodanza, nos Olivais (página 11). E sim, o jornalista também experimentou…

Entregamos o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural a Carlos do Carmo e vamos até ao Beato, onde escutamos com toda a atenção dois belíssimos concertos de Natal. Pois não está na época deles?

Para fechar, antes da nossa habitual volta pelas 24 freguesias de Lisboa, temos ainda tempo para acompanhar a visita que 250 alunos fizeram ao Banco de Sementes, uma iniciativa ligada a um projecto BIP/ZIP.

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close