DestaqueDossier

Câmara quer tirar 200 sem-abrigo da rua

resized_sem-abrigoA Câmara Municipal de Lisboa anunciou a criação de um programa que tem como principal objectivo tirar 200 pessoas da rua até 2018.

Além de retirar duas centenas de pessoas das ruas de Lisboa, o Programa Municipal para a Pessoa Sem-Abrigo (PMPSA) prevê ainda facilitar a integração social e laboral dessas pessoas, de acordo com o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso.

A Lusa refere que o PMPSA prevê a racionalização do investimento municipal, feito em parceria com outras entidades, a renovação e construção de balneários e sanitários (públicos ou de instituições), a criação de um programa de saúde de proximidade focado na questão mental, a distribuição de quatro equipas técnicas de rua pela cidade (zona ocidental, oriental, centro e centro sul) e ainda a criação de mais quatro Núcleos de Apoio Local ajudando 150 sem-abrigo a alimentarem-se no Cais do Sodré/Santos, Avenida da Liberdade/Restauradores, Olivais/Parque das Nações e Campo das Cebolas/Santa Apolónia.

As empreitadas para a construção dos novos Núcleos de Apoio Local e para a renovação dos balneários são alvo de procedimentos concursais lançados já em Novembro.

O investimento ronda os 5,8 milhões de euros em três anos.

Recorde-se que já em Janeiro de 2015 entraram em funcionamento a Unidade de Atendimento para a Pessoa Sem-Abrigo (UAPSA) e o Núcleo de Planeamento e Intervenção para as Pessoas Sem-Abrigo (NPISA), tendo em vista a reorganização das entidades parceiras, a optimização da rede de equipamentos e a implementação de um modelo de intervenção integrada.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close