Sociedade

“Acusticamente Falando” com Miguel Gameiro

O músico Miguel Gameiro foi a estrela maior da primeira edição da iniciativa “Acusticamente Falando”, que o apresentador Francisco Mendes levou ao auditório da Escola D. Dinis, em Marvila.

Miguel Gameiro e Francisco Mendes

A estreia deste formato contou com plateia cheia, num auditório que proporcionou uma atmosfera intimista e levou o artista a partilhar algumas histórias com o público, ou não fosse a ideia do projecto desenrolar-se em modo “storytelling”: os convidados vão “contando histórias”, ao longo de uma entrevista informal, intercalando-as com os maiores temas da sua carreira.

Miguel Gameiro gosta de começar os seus concertos por “Lisboa” já que, segundo o próprio, é um tema fácil, antigo, com poucos acordes e que tem o condão de acordar o público e deixá-lo logo bem-disposto. O tema remonta a 1994, altura em que se preparava para sair o primeiro álbum da banda Pólo Norte, “Expedição”. Começando essa viagem nas memórias, o artista recordou a primeira vez que ouviu uma música sua na rádio, algures na estrada entre Belas e o Pendão. Ficou incrédulo e foi invadido por uma sensação de euforia, antes de verter uma ou outra lágrima de comoção…

Seguiram-se os temas “Grito”, também desse primeiro álbum dos Pólo Norte, e “Dá-me um abraço”, já da sua fase a solo, uma música que surgiu a partir de um poema que tinha escrito para a mãe, muitos anos antes.

Fez canções infantis, fez uma música para o SL Benfica e escreveu para outros artistas de renome, como Mariza, Simone de Oliveira ou Cuca Roseta, apaixonou-se pela cozinha e investiu na sua formação nessa área, foi pai no final de 2019 e continua a percorrer os palcos do país a levar a sua música aos fãs.

Houve ainda tempo para ouvir “O Tempo não Pára”, “Aprender a Ser Feliz” e “Alquimia” e houve também tempo para brincar com as luzes e ficarmos todos às escuras, batendo palmas ao compasso da canção… junto com a notícia de que os Pólo Norte estão de regresso para uma tour especial de comemoração dos 25 anos!

Roll up do evento autografado por Miguel Gameiro

Neste primeiro concerto, organizado pelo mentor Francisco Mendes em parceria com a Junta de Freguesia de Marvila, parte da receita reverteu para a SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, que também recebeu o roll up do evento autografado por Miguel Gameiro. Quanto ao “Acusticamente Falando”, regressa em Março com a cantora Rita Guerra, novamente à conversa com Francisco Mendes.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close