DestaqueDossier

Carrilhões do Palácio de Mafra vão voltar a ouvir-se

Já foram anunciadas as datas do regresso ao activo dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra: o primeiro concerto é já dia 1 de Fevereiro!

A novidade saiu da boca da ministra da Cultura, Graça Fonseca, que intervinha na audição conjunta da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças e da Cultura e Comunicação, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Conforme pode ler-se no site do Palácio Nacional de Mafra, os carrilhões são “uma série de sinos afinados musicalmente entre si. No caso de Mafra são noventa e oito sinos, o que os torna uns dos maiores carrilhões históricos do mundo”.

Ora estas peças de inestimável valor voltam a ouvir-se a partir de 1 de Fevereiro, com o início do programa de inauguração do restauro dos sinos e carrilhões do monumento onde vai ser instalado o Museu Nacional da Música. O programa inclui concertos, recitais e palestras, incluindo a interpretação de arranjos especificamente compostos para carrilhão.

O concerto inaugural está agendado para o dia 2 de Fevereiro, em conjunto com uma bênção especial. Os protagonistas do momento musical serão os carrilhonistas Abel Chaves e Liesbeth Janssens, a quem caberá interpretar composições de Vivaldi.

O restauro dos carrilhões, que não tocam desde 2001, segue-se ao dos seis órgãos históricos do Palácio de Mafra, proporcionando ao público um espectáculo raro: o de escutar o conjunto, único no mundo, num monumento que é Património Cultural Mundial classificado pela UNESCO.

Mais informação sobre os carrilhões aqui.

Vídeo partilhado pelo Palácio Nacional de Mafra no YouTube aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close