
De 18 de Novembro a 14 de Dezembro, o Museu do Oriente volta a ser ponto de encontro entre leitores, autores e viajantes, com a XVIII Festa do Livro. De entrada livre, esta iniciativa da Fundação Oriente regressa com centenas de títulos a preços especiais e um programa gratuito.
Nesta edição destacam-se visitas orientadas às exposições do Museu e os diálogos culturais que ele inspira, à luz de obras literárias. Do Japão à Índia e de regresso a Portugal, o público é convidado a percorrer o Oriente através de autores, imagens e obras de arte.
O programa inicia a 18 de Novembro com a visita Wenceslau de Moraes e o Oriente, que propõe uma leitura das exposições Presença Portuguesa na Ásia e Japão: Festas e Rituais a partir de livros do autor. A 23 de Novembro, a conversa “A poesia como provocação ou não foi para isso que os poetas foram feitos?” convida o público a reflectir sobre este tema, a partir de um poema de A. M. Pires Cabral. Participam nesta conversa Artur Barosa, Margarida Neves, Maria Joana Almeida, Maria Frazão, Marta Nunes e Nuno Lacerda Lopes.
A 28 de Novembro, a visita “Folheando o Japão” percorre o Museu para focar experiências, tradições e realidades deste país, à luz de textos de autores portugueses e japoneses, de diferentes séculos. No dia seguinte, 29 de Novembro, a fotógrafa Teresa Freitas apresenta e comenta o seu livro “I wonder whose skin this crimson flower will touch”, dedicado à cor, à emoção e à memória.
A 12 de Dezembro, a programação retoma o diálogo entre palavra e imagem, com a visita “As Maçãs Azuis. Portugal e Goa – 1948-1961”, que se centra na exposição Foto Arte Ganesh: Goa, Fotografia e Memória e na obra de Edila Gaitonde, escritora, documentarista e activista anticolonial envolvida nos movimentos de libertação de Goa, Damão e Diu.
O dia 14 de Dezembro encerra a Festa com um programa duplo: de manhã, Yoga em família, inspirado no livro Bhujanga queria crescer…, que convida pais e filhos a partilharem um momento de harmonia e bem-estar; à tarde, a conferência Literatura japonesa do pós-guerra – Osamu Dazai, Mishima, Kawabata e Endo Shunsaku, com o professor José Álvares, revisita autores que marcaram a modernidade literária nipónica.
Durante quatro semanas, na XVIII Festa do Livro do Oriente pode encontrar centenas de títulos a preços especiais e um programa em que o livro e a leitura se unem a outras formas de descoberta.



