Reportagem

“O Milagre” inaugurado no Parque das Nações

A Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal apresentou, no dia 2 de Junho, durante o arraial dos Navegantes, o mural “O Milagre”, da artista ZURIK. A inauguração decorreu no Salão Paroquial da Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações.

Para marcar presença no local onde decorrerá a Jornada Mundial da Juventude, a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa foi desafiada pela Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações, a desenvolver um mural no seu edifício.

A reconhecida artista colombiana Zurik com a proposta de intervenção artística “O Milagre” foi a vencedora deste concurso que resultou numa pintura da parede lateral do edifício do Salão Paroquial da Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes. Foram recebidas dezoito propostas artísticas oriundas de quatro países.

Esta obra mostra uma cena entre Maria e Isabel, num abraço de alegria, superação e gratidão. Trata-se de uma intervenção onde predominam os tons de terracota, com um padrão de azulejos desenhados a partir da rosa-dos-ventos e a silhueta da cidade de Lisboa em grande formato, banhada por uma luz com duas interpretações: o nascer do sol (novas oportunidades, um recomeço, uma saudação) ou o pôr-do-sol (deixando para trás as dificuldades e os maus momentos). Integra ainda elementos realistas com elementos minimalistas e modernos, mas facilmente reconhecíveis, e uma paleta cromática que se incorpora no espaço e no edifício, com cores suaves.

A artista Zurik procura combinar elementos de pintura muralista, de graffiti, de cariz religioso, num fresco actual.

Esta intervenção resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Galeria de Arte Urbana e a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close