DossierLocalNacional

Estátua do Santo Condestável em Belém

resized_estatua-santo-condestavelO Jardim Ducla Soares, na freguesia de Belém, exibe desde o dia 6 de Novembro uma estátua de São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável.

A escultura que presta homenagem à figura de D. Nuno Álvares Pereira, condestável do reino de Portugal que foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 2009, é da autoria de Augusto Cid.

A sua instalação no Jardim Ducla Soares resulta da votação do Orçamento Participativo de 2013, em que os lisboetas elegeram como vencedora uma proposta da Comissão de São Nuno de Santa Maria.

De resto, a sua localização foi destacada por Fernando Medina na inauguração, salientando que se situa entre a capela de São Jerónimo e a Torre de Belém. Juntaram-se ao edil na inauguração o Presidente da República, o cardeal Patriarca, Dom Manuel Clemente, o núncio Apostólico, Rino Passigato, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes, o duque de Bragança Duarte Pio, e vários chefes militares.

No seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa fez menção ao contributo decisivo de D. Nuno Álvares Pereira para a independência nacional, apelidando-o de “patriota” e “comandante militar revolucionário” do ponto de vista da estratégia.

A estátua exibe a figura do Santo Condestável na pele de guerreiro, a segurar uma espada em forma de cruz; a escultura consegue ser assim uma síntese, evocando o soldado e o santo.

“Ditosa Pátria que tal filho teve”, como dizia Camões nos Lusíadas!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close