DossierLocalNacionalOutras

Voluntários com os olhos no céu, procuram-se

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) está à procura de voluntários para ajudar na contagem das aves até 31 de Janeiro.

Em comunicado, a SPEA explica que “qualquer cidadão com interesse pode participar, uma vez que em alguns casos, são apenas necessários conhecimentos básicos de observação de aves”.

Os censos, que dependem do apoio de voluntários de todo o país, são fundamentais para que seja possível fazer uma avaliação das populações de muitas espécies de aves selvagens e também dos seus habitats. Segundo o organismo, em 2016 participaram mais de 1 100 voluntários ao longo de todo o ano.

“Estas ações de voluntariado que contribuem com dados para estudos científicos, denominadas de citizen science, envolvem anualmente centenas de voluntários que querem usar o seu tempo para contribuir para a ciência e ambiente. Estes dados servem de base para muitos projectos, designações de áreas com estatuto legal de protecção (como as Zonas de Proteção Especial, áreas da Rede Natura 2000) e também para lutar por algumas espécies de aves que enfrentam declínios assustadores, como é o caso da rola-brava, cuja população europeia decresceu 73% nos últimos 20 anos”.

A SPEA destaca alguns dos projectos de censos de aves: o Arenaria, para recensear as aves costeiras em passeios à beira-mar, as Contagens de Aves no Natal e Ano Novo, realizadas em zonas agrícolas, o NOCTUA – Programa de Monitorização de Aves Noturnas e o Censo de Grous, realizado no Alentejo.

Além destes, realiza-se brevemente o Censo de milhafre-real invernante em todo o país e outras contagens durante os meses da primavera, como o Atlas das Aves Nidificantes, o projeto Chegadas, o Censo de Aves Comuns e os Censos de mantas/milhafres na Madeira e Açores.

Todos estes censos têm metodologias específicas e os interessados devem contactar previamente com a SPEA. Os dados são inseridos online no PortugalAves/eBird e depois analisados e divulgados pela SPEA ao público.

Os interessados em participar deverão consultar informação no site da SPEA e contactar o organismo para que seja atribuído o local onde vai recolher os dados.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close