DossierReportagem

Visita ao Mercado de Alvalade Norte

resized_Mercado de Alvalade (7)O EXPRESSO do Oriente fez uma visita ao Mercado de Alvalade Norte e aproveitou para conversar com clientes e comerciantes.

A nossa intenção era registar a opinião de uns e outros sobre o mercado, que avaliação faziam os clientes do equipamento e da experiência de fazer ali as suas compras e, por fim, inquirir sobre a eventual remodelação que pode vir a acontecer.

Depois de conversar com várias pessoas, chegamos a algumas conclusões: todos elogiam a grande variedade disponível no mercado, superior a outros mercados da cidade; quase todos os clientes com quem falámos se deslocam ao mercado uma a duas vezes por semana, não mais que isso; a maioria dos clientes não ouviu falar de qualquer intervenção pendente na estrutura ou no modelo de negócio do mercado de Alvalade.

Aqui estão alguns dos contributos que registámos:

Clara Gonçalves, 71 anos

“Acho que o mercado é fantástico. Só tem coisas boas: fruta, legumes, peixe, o atendimento é óptimo… Os frescos compro sempre aqui na praça. Venho duas vezes por semana. As compras são diferentes do hipermercado, uma coisa não substitui a outra. Obras de remodelação? Não sei de nada”.

Lurdes Vaz, 63 anos

“Sou assídua neste mercado, faço sempre compras aqui. Trabalhei sempre na zona de Alvalade e gosto muito do mercado: tem de tudo, tem muita variedade. Ultimamente não tem tanta gente porque têm aberto muitos supermercados aqui na zona. É uma pena porque a concorrência vem estragar um pouco a experiência… o atendimento, a escolha dos produtos, é tudo melhor nos mercados. Ao sábado há mais movimento, mas nos dias de semana nem se compara. Fala-se numa remodelação, para atrair mais público, foram transferidas lojas do exterior cá para dentro… Mas está a precisar de umas obras!”

resized_Mercado de Alvalade (10)Juan Pina, 31 anos

“A minha experiência ao nível dos mercados em geral não é muito ampla, mas acho que este é muito bom. Tem muita variedade, a atmosfera é agradável, as pessoas são amáveis. Venho aqui uma vez por semana, para comprar frescos”.

Sofia Granjo, 22 anos

“Hoje foi a primeira vez que viemos a este mercado. Gostei muito, tem muita variedade, muitas coisas, as pessoas são muito simpáticas, fiquei bastante satisfeita. Não costumamos frequentar mercados, mas é sem dúvida uma experiência a repetir, sobretudo para comprar fruta e legumes”.

Filipe Augusto, 24 anos

“Gosto do espírito e do ambiente do mercado, não se vê em muitos sítios. Talvez precise de obras ao nível da estrutura, mas se tem problemas não são muito visíveis. Nota-se que não é novo, mas também não está nada mal”.

Maria Cândida Silva, 68 anos, florista

“Acho que isto está mau, cada vez pior. O mercado tem cada vez menos clientes, e quem o diz é uma pessoa que já aqui está há 54 anos. Era o melhor mercado de Lisboa, na minha opinião. Agora há muitas lojas de rua, durante a semana não se vê quase ninguém. Parece um cemitério… Ao sábado sempre tem mais gente. Ouvi dizer que iam fazer aqui mudanças, ao estilo das tasquinhas, como em Campo de Ourique. Penso que será bom para nós. Espero que esteja para breve!”

Alcindo Santos, 59 anos, banca de fruta e legumes

“Acho que é um dos melhores mercados de Lisboa. Já estou aqui há 28 anos. O movimento é que tem decaído de dia para dia. A malta nova não tem tempo para vir ao mercado. Ou melhor, até tem, porque podiam vir aqui cedo antes de ir para o trabalho. Mas muitos preferem acomodar-se, ir comprar porcaria estrangeira (desculpe-me a expressão) em vez de produtos frescos, nacionais. Ajuda-se os grandes, matam-se os pequenos. Realmente fazia falta fazer aqui uma intervenção, que puxasse mais gente. Já ouvi falar em obras no parque de estacionamento, numas tasquinhas… Gostava que isto animasse mais, que viesse mais gente… A gente bem necessitava!”

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close