DossierLocal

Vencedores do Orçamento Participativo 2013

 

Sem TítuloJá são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo de Lisboa 2013. No total de 208 propostas,  foram escolhidos 16 projectos a serem concretizados com o apoio financeiro da autarquia lisboeta. Os vencedores foram anunciados, esta Quarta-feira, numa cerimónia na Câmara Municipal de Lisboa.

A requalificação do Jardim Botânico foi a proposta mais votada, com um projecto que pretende preservar o jardim, do ponto de vista da sua tradição e do seu património histórico, mas ao mesmo tempo torná-lo mais ‘habitável’ e com maior capacidade de receber os visitantes. Com os 500 mil euros do prémio, prevê-se a recuperação de caminhos e do sistema tradicional de rega, a criação de espaços de lazer, uma zona de esplanadas, e a abertura do portão que dá para a Rua da Alegria.

Entre os vencedores estão uma estátua de Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, e outra do fundador do Sport Lisboa e Benfica, Cosme Damião; a construção de dois parques infantis, um na freguesia da Ajuda e outro na freguesia de Carnide; uma campanha para a promoção de adopção de animais; escadas amigas de bicicletas; workshops de arte urbana para idosos; wi-f’i de acesso público em toda a cidade; a reabilitação da Rua Eduardo Malta, em Campolide; um Páteo Ambulante; um ‘hub’ de micro empresas ligadas a ofícios tradicionais e serviços de proximidade; um “Banco de Manuais da Cidade”; o projecto “Juntos, vamos caminhar e correr pela cidade de Lisboa”, que prevê a realização de seis eventos desportivos; e um programa que visa promover a arte por toda a cidade.

A votação começou a 16 de Setembro e terminou à meia-noite do dia 31 de Outubro, tendo 24.805 pessoas optado pelo novo sistema de voto (sms), enquanto 11.117 votantes optaram pelo portal www.lisboaparticipa.pt.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close