DossierLocal

Metro de Lisboa chega à Estrela e a Santos até 2021

Em entrevista, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou uma expansão da Linha Amarela do Metro orçada em 215 milhões de euros, que deverá estar concluída em 2021.

A expansão da linha do Metropolitano de Lisboa podia ser uma de duas opções: o prolongamento da Linha Vermelha e a criação de duas novas estações, em Campo de Ourique e Alcântara, ou o prolongamento da Linha Amarela até ao Cais do Sodré, com duas novas estações na Estrela e em Santos.

Segundo o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a opção escolhida foi a da expansão da Linha Amarela, uma vez que já foi encontrada forma de financiamento e porque esta alternativa resolverá um dos maiores problemas de mobilidade da cidade. O prolongamento da Linha Vermelha para lá da estação de São Sebastião não foi descartado, mas terá de esperar por nova oportunidade. A obra custaria cerca de 400 milhões de euros.

Assim, a obra que deverá estar concluída até 2021 inclui a ligação do Rato ao Cais Sodré e a construção de dois novos acessos ao metro e ao comboio, criando um anel em que as Linhas Verde e Amarela do Metro se tocam em dois pontos: no Campo Grande e no Cais do Sodré. Quanto às estações novas, a estação de Santos ficará, em princípio, entre o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Avenida D. Carlos I; a estação da Estrela ficará no cimo da Calçada da Estrela, em frente ao antigo Hospital Militar.

De acordo com o ministro, falta neste momento apenas o estudo de impacto ambiental para se confirmar a realização da obra.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close