Destaque

Utentes do Oeste também vão ter passes reduzidos

Os utentes de transportes públicos dos municípios do Oeste também vão beneficiar de passes a preços mais reduzidos nas suas deslocações.

A OesteCim (Comunidade Intermunicipal do Oeste), que reúne os municípios daquela região, estão a negociar com as transportadoras a data da entrada em vigor dos novos tarifários, ao abrigo dos quais os residentes vão passar a pagar 70 ou 80 euros. O valor mais baixo aplica-se aos munícipes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras; o valor mais alto aplica-se aos restantes: Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.

A novidade é possível graças a um investimento na ordem dos 1,6 milhões de euros para reforçar a verba do PART – Plano de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes.

O objectivo é implementar os passes a preços reduzidos o quanto antes, o que idealmente poderá acontecer a 1 de Janeiro de 2020, segundo afirmou à agência Lusa Pedro Folgado, presidente da OesteCim. Nas suas declarações, o responsável referiu-se a um “dia histórico para o Oeste” e sublinhou o fim da “injustiça” de os munícipes dos concelhos do Oeste pagarem valores tão díspares dos munícipes da Área Metropolitana de Lisboa, que pagam no máximo 40 euros.

Recorde-se que esta é a segunda descida dos valores dos passes, uma vez que, em Abril deste ano, os passes inter-regionais tinham passado a custar 97 euros em Arruda dos Vinhos, 112 euros em Alenquer e Sobral de Monte Agraço e 116 euros em Torres Vedras. A OesteCim também implementou este ano o seu próprio passe intermunicipal, através do qual os munícipes podem deslocar-se dentro de cada município por valores até aos 30 euros e entre municípios do território do Oeste por valores até 40 euros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close