DestaqueDossier

Programa Renda Acessível: 120 casas disponíveis

Encontra-se aberto o período de inscrição para o primeiro concurso do Programa de Renda Acessível da Câmara Municipal de Lisboa: 120 habitações para jovens e famílias de classe média.

O novo portal de habitação lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, disponível online, permite aos interessados inscrever-se para obter uma das 120 casa disponíveis em Lisboa. São habitações de tipologia entre T0 e T5, com rendas que variam entre os 150 e os 800 euros, consoante os rendimentos e a dimensão do agregado.

O valor mensal da renda acessível é igual à percentagem de 30% (taxa de esforço) multiplicada pelo rendimento mensal líquido do agregado habitacional, em duodécimos. A existência de dependentes no agregado faz descer 2% da taxa de esforço por cada pessoa dependente.

No portal, os candidatos devem escolher as habitações a que se pretendem candidatar. As habitações são atribuídas por sorteio.

As primeiras 20 a ficarem prontas estão na Rua Eduardo Bairrada, na Freguesia da Ajuda, onde foi apresentado o programa, mas há apartamentos também nas freguesias de Alcântara, Avenidas Novas, Beato, Benfica, Campo de Ourique, Campolide, Lumiar, Marvila, Olivais, Parque das Nações, Penha de França, Santa Clara, Santa Maria Maior e São Domingos de Benfica.

A apresentação do PRA aconteceu esta semana e contou com apresentação do próprio edil, Fernando Medina, que destacou a facilidade de inscrição no site criado pela Câmara, para obter “casas que as pessoas possam pagar”, e o facto de a Plataforma Habitar Lisboa agregar todos os programas de habitação disponíveis: Renda Acessível, Arrendamento Apoiado e Subsídio Municipal de Habitação.

É esperada a abertura de novos concursos com rendas acessíveis no próximo ano de 2020.

A CML disponibiliza uma linha de apoio para informações: 808 203 232.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close