Cultura

“Spirit House” nas Carpintarias de São Lázaro.

A artista Marina Abramovic regressa a Portugal com a instalação “Spirit House”, para ver nas Carpintarias de São Lázaro a partir desta sexta-feira, 15 de Março.

A última vez que passou por cá foi em 1997, com a instalação “Spirit House”, que concebeu para o antigo matadouro municipal das Caldas da Rainha. Agora, 22 anos depois, a instalação é apresentada nas Carpintarias de São Lázaro em Lisboa.

A inauguração acontece esta sexta-feira, 15 de Março, a partir das 19 horas, no âmbito da abertura da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.

“Spirit House” é constituído por cinco vídeos que dialogam entre si, nos quais vemos Marina Abramovic em diferentes performances criadas para a câmara: ‘Dissolution’, ‘Insomnia’, ‘Luminosity’, ‘Dozing Consciousness’ e ‘Lost Souls’.

Conforme descreve a organização em comunicado, em “Spirit House” encontramos reminiscências de trabalhos anteriores da artista – vemo-la a executar várias acções, como a chicotear as suas costas até ficarem vermelhas ou a tapar a sua cara em extrema câmara lenta, numa alusão a temas recorrentes no seu trabalho como o trauma, a memória cultural ou o conceito de testar a resistência do corpo para alcançar um estado mais elevado da consciência – mas também experiências mais surpreendentes e invulgares no léxico da autora – como por exemplo, a dançar um tango árabe sozinha, numa das raras obras em que o som está presente.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close