Sociedade

Almoço de Natal reúne 260 seniores!

resized_Almoço de Natal p françaA Junta de Freguesia da Penha de França promoveu mais um tradicional Almoço de Natal no Mosteiro de Santos-o-Novo, que contou com 267 participantes!

Os salões do Mosteiro de Santos-o-Novo encheram-se do ruído típico do convívio à mesa. Com tantas mesas e cadeiras, a circulação até se tornava difícil, o que comprova mais uma vez o sucesso que esta iniciativa tem, ano após ano…

Afinal de contas, quase 300 pessoas estavam ali juntas para confraternizar em mais um almoço de Natal promovido pela Junta de Freguesia da Penha de França (que vai já na sua quinta edição), entre os fregueses inscritos, os residentes do Recolhimento de Santos-o-Novo e os colaboradores da Junta de Freguesia!

O almoço estava muito bom, conforme nos confirmaram os presentes, confeccionado e servido pela Escola Profissional de Hotelaria e Turismo (EPHTL), com o rigor e o aprumo que são seu ponto de honra.

Logo após a refeição (que incluiu, já depois da sobremesa, um miminho especial com o café: uma fatia de bolo-rei), um grupo de alunos do 8.º ano do Colégio D. Maria Pia, da Casa Pia de Lisboa, entreteve o público com uma actuação composta de flautas de bisel e da magnífica voz de uma das alunas. Os meninos foram muito aplaudidos!

Convívio, ambiente familiar e alegria

A vogal do Desenvolvimento Social, Capitolina Marques, recordou a razão de ser deste convívio: “as pessoas são o mais importante, daí a urgência e a necessidade de partilharmos como uma só família e uma só comunidade”. Dando voz ao espírito vivido na pequena festa, acrescentou ainda: “Hoje não há espaço para a solidão e a tristeza porque a alegria tomou o seu lugar!”.

A presidente da autarquia local, Sofia Oliveira Dias, aproveitou para se apresentar a quem ainda não a conhecia, uma vez que se tornou chefe do executivo há relativamente pouco tempo… Agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa, em particular o Mosteiro, a Santa Casa da Misericórdia e à EPHTL, bem como aos participantes do almoço. “Todos os contributos são importantes para a construção de uma Freguesia melhor, por isso contamos com todos vós!”, afirmou para os que a escutavam atentamente.

Ao EXPRESSO do Oriente, Sofia Oliveira Dias revela um gosto particular em “ir ao encontro das expectativas de tantos dos nossos fregueses que anseiam sempre por este momento de convívio natalício” e reconhece que “agora o desafio é conseguirmos chegar a mais pessoas e termos capacidade para fazer crescer ainda mais este evento”.

Ninguém se foi embora sem levar consigo uma pequena lembrança oferecida pela Junta de Freguesia… Para o ano há mais!

resized_Almoço de Natal2Um participante… centenário!

Entre os 267 convivas do Almoço de Natal, um está a viver um ano muito especial: Amílcar Oliveira completou no dia 22 de Novembro 100 anos!

Sentámo-nos à beira desde… centenário!… para dois dedos de conversa. Conta-nos logo em primeiro lugar que a festa não podia ter acontecido em melhor local: na “Catedral”, no Sport Lisboa e Benfica. E para quem pense que Amílcar mal se tem nas pernas, desengane-se… Como afirma o próprio: “Pratico ginástica há 75 anos no Benfica. Amanhã às 7h da manhã lá estarei outra vez!”. Perguntamos se ainda “anda aqui para as curvas”, ao que responde de imediato com muito bom humor: “Para as curvas já não, só para as rectas!”.

Depois de nos falar dos netos e bisnetos (alguns em França, outros por cá), finaliza: “Estou muito bem-disposto. É a primeira vez que venho, estou muito satisfeito e dou os meus parabéns à organização pelo empenho”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close